6 de nov. de 2010
O QUE ESSA PESSOA ESTÁ PRETENDENDO?
finalmente tenho tido dias sem adentrar em uma sala de cinema. a mostra acabou. estou cansado, exausto, estou louco para dormir e acho que vou ficar um tempo sem ir ao cinema. vi 20 dos 35 filmes que queria ver. cada um vê os filmes que pode, não é mesmo?
o que pretendo com isso? pergunto-me toda vez que entro em uma sala de cinema da mostra. cansei me muito, tenho meio século de vida. meio século de vida fodida. não consigo imaginar a outra metade, pois as nuvens do 'aurora' a cobrem. "o que essa pessoa está pretendendo?" pensei eu sobre o protagonista do filme 'aurora' que no final do filme se entrega á polícia depois de cometer diversos assassinatos para redimir se de si mesmo. esse, junto com o canadense 'ondulação' foram dois dos filmes que me decepcionaram na mostra, nesse último, o pai super protetor opta por nunca matricular a filha na escola, que será então tão estúpida e analfabeta quanto ele. eu me formo no mês que vem na faculdade, estou prestando serviços para uma multinacional finlandesa, deixei de comer chocolates e beber refrigerantes e quero fazer sexo com menos frequencia também; mas não sei bem o que é 'melhorar' e também não sei 'para quê' melhorar. não sei o que fazer, e não sei se substituir o prazer do açúcar, do gás e do sexo me beneficiará tanto ao ficar só com o prazer do cinema, da literatura e do esporte na vida. mesmo com essa mudança ainda estarei sozinho, com dores nas costas e um tanto inútil no mundo, e tenho certeza que ir e voltar da chácara santo antônio todos os dias não me compensará, e não estou falando de dinheiro.
pois bem, esse é um prazer do homem moderno: o cinema. após duas semanas indo ao cinema todos os dias, tendo de optar entre dois filmes fantásticos muitas vezes, tenho aqui abaixo a minha lista dos dez melhores:
01. Sonho de Duas Passagens *****
(Two Gates Of Sleep, EUA, 2010) Dir: Alistair Banks Griffin
uma fábula sobre a vida e a morte, sobre o certo e o errado. bucólico, exótico, com uma trilha sonora incrivelmente emocionante, apesar dos poucos momentos de sua execução. rico em idéias, detalhes e situações até seu final cruel. um dos finais mais cruéis que já vi no cinema. incrível, valeu por toda a mostra.
02. Clube do Suicídio *****
(Suicide Club, GER, 2010) Dir: Olaf Saumer (presente na sessão)
este é um filme otimista. mesmo com a falta de carisma dos atores e persoangem e uma certa monotonia no começo, as situações inusitadas e o roteiro levam o espectador a apaixonar se por eles durante o filme. nem o final hollywoodiano decepciona. ao contrário, o deixa mais surpreendente.
03. O Estranho Caso de Angélica *****
(POR, 2010) Dir: Manoel de Oliveira
uma aula de cinema proporcionada por um cineasta centenário. mais um filme rico em situações e personagens. a aparente simplicidade da história é justificada em seu terrível final, onde a intolerância aos judeus é expressada em poucos segundos em uma curta encenação com a câmera estática, pasma; também fiquei pasmo.
04. Elvis e Madonna *****
(BRA, 2010) Dir: Marcelo Laffitte
essa é uma comédia deliciosa. tinha de ser para contar uma história tão incomum como essa, e não tem a pretensão de ser um filme de arte. garante o que uma comédia deve garantir: é extremamente divertido e inteligente.
05. Politécnica ****
(Polytechnique, CAN, 2009) Dir: Denis Villeneuve
esse é o que mais se aproxima de um filme de terror (já que não vi nenhum na mostra). bastante violento, mas é extremamente introspectivo e melancólico, o que o aproxima mais de um filme de arte. filmado em preto e branco, o que evidencia ainda mais o contraste do sangue e da neve. os motivos do assassino e as feridas deixadas nos vivos também o diferencia de outros filmes sobre massacres em universidades.
flyer do filme 'arcadia lost' que vi na cinemateca. acho que eu fui o único na sala que sabia que ele tinha exatamente a mesma idéia de um clássico do terror chamado 'carnival of souls' de 1962, que serviu de inspiração para george romero, por exemplo
06. Três Quintais ****
(3 Backyards, EUA, 2010) Dir: Eric Mendelsohn (presente na sessão)
Filmado na mesma formula de 'babel' ou 'magnolia'. porém o conteúdo das histórias não continham fórmula. vi personagens incríveis nesse filme, situações inusitadas também. a garota perdida na selva, que oferece um beijo na bochecha de um homem perturbado em troca de ter uma jóia de volta, quando tudo apontava para um estupro; a mulher negra procurando emprego e morrendo após conseguir e não conseguir o trabalho, e a carona á vizinha famosa banalizando totalmente a fama, são de uma itensidade ímpar.
07. Irmandade ****
(Broderskab, DEN, 2010) Dir: Nicolo Donato
este, tanto pode ser um filme 'gay' quanto um filme sobre nazismo, mas não um filme de nazistas gays. mesmo porque um filme gay nórdico nunca é denso, sempre mostra atores extremamente belos e motivos fálicos. não é o caso deste, que além de oferecer belos protagonistas e cenas extremamente excitantes, aborda a traição do ser humano (gay ou não) e a consequência de uma forma convincente.
08. Sou Terrorista ***
(Ich Bin Eine Terrorristin, FRA, 2010) Dir: Valérie Gaudissart (presente na sessão)
pela sinopse é natural esperar ver um filme sério e introspectivo, mas "sou terrorista" é exatamente o contrário: é uma fábula sobre o comunismo do leste europeu partindo do ponto de vista de uma garota de 11 anos. não é um filme político, contudo. é uma fantasia. uma bela fantasia, aliás.
09. O Outro Mundo ***
(L'Autre Monde, FRA, 2010) Dir: Gilles Marchand
sinopse bastante interessante, filme nem tanto. apesar do começo excelente, com muito suspense, o filme não se desenvolve satisfatoriamente, e o final é fraco, a história é fraca. vale pelo clima, pelo esforço em criar o jogo, pela semelhança física da protagonista com marylin monroe e sua obsessão pela morte. esperava mais, mas é um filme no mínimo interessante.
10. Na Senda do Crime ***
(BRA, 1954) Dir: Flaminio Bollini Cerri
sessão única deste filme que mostra imagens nostálgicas da cidade de são paulo nos anos 50 para ilustrar uma história simples sobre assaltantes. bem filmado, interessante pelo esforço da produção, não causa sono, descolaram um protagonista com a cara do james dean, mas é prejudicado pela cena final: não tinham um boneco menos ridículo para jogar do alto do prédio?
ano que vem, tem mais.
leia as sinopses em http://www.mostra.org/
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