faltou falar da premier do 'estranho mundo de hugo guimarães', não?
sei que hoje é quinta
sei que o lançamento foi sexta última.
estamos postando agora, porém.
muito porém, já foi postado em meu facebook.
sei que muitos que lêem este blog são meus amigos no facebook.
talvez todos.
sim, são pedro atrapalhou
uma semana inteira de sol forte
e ele decidiu derramar suas lágrimas bem na sexta,
bem no meu lançamento.
bem em dia e horário de caos urbano.
sexta ás 19h30.
mas sim, foi lindo
muitos foram na festa da coleira.
muitos foram no lançamento das cobras! sssssssssss
muitos queridos.
não esquecerei.
veja as provas:
vejo vocês no próximo lançamento!
XOXO
28 de nov. de 2013
20 de nov. de 2013
ABALADA MIX
como sabem, estamos prestes a entrar em mais uma balada literária. antes disso, há a balada literária mix, dentro do festival mixbrasil de cultura e diversidade.
no dia 14/11 saí do trabalho cansado, não tinha escovado os dentes após o almoço e tampouco tinha tomado banho naquele dia, estava cansado e precisava ir ao supermercado.
porém havia uma apresentação de um escritor e performer chileno chamado pedro lemebel naquele dia (que m eu nunca tinha ouvido falar). marcelino disse vá, adrienne disse venha e acabei fondo!
primeiro adrienne disse que o livro tinha acabado de sair da gráfica e estava lindo de morrer. quando o vi nas mãos do marcelino, fiquei emocionado. livro lindo, grosso, em pólen 90g. graças a minha mente produtiva da concepção da capa, a cooperação do fotógrafo matheus rocha, do design do bruno brum da orelha do santiago, o livro ficou lindo, lindo de morrer, de ressuscitar!
lemebel abalou todos nós. faltava a voz pelo câncer na garganta, mas sobrava personalidade. ele leu para uma platéia de umas 20 pessoas (infelizmente poucas 20 pessoas) alguns textos e mostrou alguns vídeos de performances que ele fazia em plena ditadura chilena. uma delas, colocando tijolos encima do corpo e ateando fogo logo após. em outra, simulava a volta dos mortos. e um último manifesto, o mais famoso que se chama "falo por minha diferença" que já se tornou clássico. tire a bunda da cadeira, vá até a balada literária desse ano e leia algumas coisas dele traduzidas que estão na revista da balada que circulará pelo evento:
após o evento, todos nós ABALADOS na balada, tietamos o pedro, tiramos fotos. marcelino me apresentou para ele e mostrou o meu livro. pedro pediu para eu assinar e assim assinei o meu primeiro exemplar de "o estranho mundo de hugo guimarães", tendo o livro o melhor batizado possível. vejas as fotos da ale safra:
eu, marcelino, pedro e adrienne.
aqui, eu assinando o livro. (todos nós clicados por ale safra)
no dia seguinte, 15/11, seria a minha estréia de fato na balada literária. foi marcada uma mesa mediada por marcelino freire, e que teria eu, thiago barbalho e jorge antonio ribeiro como convidados lá no ccsp.
difícil. primeiro colocaram a mesa em um lugar isolado do ccsp, fechado ao público onde o público tinha de explicar para que estava vindo para que os seguranças abrissem a porta.
difícil. estava quente. tinha 05 pessoas e pensei que não fosse ninguém.
mas veio. não fico bem com os cabelos penteados para trás e devia ter me lembrado disso. usei uma coleira de pastor alemão como mais uma referência do livro, a que associa animais a determinados grupos da sociedade. no final as pessoas foram aparecendo. acho que tinha umas 40 pessoas quando o debate começou.
difícil. a questão principal é: quando as pessoas vão assistir a uma mesa, pensam que o autor tem a obrigação de agradá-los de convencê-los de algo, de convencê-los de que é bom. pois não tem. o autor está ali para se mostrar e para mostrar a obra. se gostarem bem, se não: paciência, mas parecia que a apática platéia não concordava. quando abriram para perguntas, um indivíduo indelicado cometeu a indelicadeza de fazer uma pergunta para o mediador, como se os autores convidados não fossem interessantes o suficiente. me senti diminuído apenas, acho que os outros autores também.
não fosse os fofos de sempre, santiago, adrienne, ale e a penna se manifestarem, a platéia permaneceria calada, esperando que plantássemos bananeira, ou algo assim, mas pouco difere, afinal, as pessoas só estavam ali por causa do marcelino mesmo...
mesas são bastante desagradáveis para mim. sei que sou antipático, sei que sou esquisito, mas é o que sou, I can't help it. só saio de casa para uma mesa se for evento da editora ou se pagarem um bom cachê, do contrário fico em casa com a minha gata siamesa.
questão levantadas? as de sempre. 'o que acham dos rótulos?' o escritor cubano que subiu a mesa á convite, disse algo ótimo: não há literatura gay, literatura feminina ou literatura negra. há LITERATURA HUMANA!
(toma, viado!)
veja as provas:
jorge, thiago, eu, o cubano e o marcelino.
eu e o thiago.
veja a minha cara de ABALADA na última foto. bem, nunca é demais dizer que sexta feira dia 22/11 é o lançamento do meu livro "o estranho mundo de hugo guimarães" dentro da balada literária. veja o covite. amarelo ou pink, você decide:
veja a programação completa:
baladaliteraria.com.br
see you there!
XOXO
4 de nov. de 2013
A ESTRANHA PUBLICAÇÃO
"Algumas coisas só podem ser feitas
por escrito. Certos temas, imagens e mensagens só podem ser passados onde
ninguém mais os encontraria: num livro. Literatura não tem consenso, não tem
orçamento, não tem compromisso e não tem censura. Nessa arte de ninguém, tudo é
possível, embora poucos se lembrem disso. Hugo Guimarães está aqui para
lembrar. É um autor que vai além. E esta sua pequena pérola serve para mostrar
o que ainda, o que apenas pode ser feito num livro. Seu estranho mundo é feito
das paixões mais sombrias, grotescas e verdadeiras que fermentam em nós, mas
que só encontram saída nas mãos dos loucos e dos artistas.
São doze contos de estupro, orgia, tortura e assassinato em que o autor arma um
arriscado jogo de desejos próprios e emprestados, fatos e ficção. É comum tentar-se
definir jovens autores comparando-os com os já consagrados, encaixando-os em rótulos
pré-estabelecidos. Nesse movimento, Hugo seria beat e maldito, pornográfico e
surrealista. Literatura snuff? Torture porn escrito? Nada e ninguém ao que o
compararmos fará jus à autenticidade de seu universo, a personalidade de sua
escrita. Num meio e num mundo cada vez mais quadrados, “O Estranho” tem a força
de um atentado terrorista"
você leu acima, a orelha escrita por santiago nazarian para o meu livro.
chego a um momento ímpar.
meu livro de contos em prosa poética finalmente será publicado, realizado.
em 2009 eu estava bem triste.
em 2009 eu era bastante reticente a escrever prosa.
em 2009, marcelino freire me deu uma cópia de seu 'bale ralé' de presente.
em 2009, eu produzi o meu primeiro conto.
em 2011, cheguei na versão definitiva do livro 'o estranho mundo de hugo guimarães', coleção de 12 contos pesadíssimos e extremamente não comerciais.
o mesmo marcelino freire me estendeu a mão e neste dia 22 de novembro, o livro será lançado através de seu selo edith.
é muito difícil publicar um livro em nosso país. é muito mais difícil publicar um livro difícil como o estranho mundo no nosso país, por isso me encontro em um momento de extrema sensação de realização, de conquista.
mas está confirmado.
'o estranho mundo de hugo guimarães' será lançado em um evento no espaço parlapatões (praça álvaro de carvalho aranha, 158 sp/sp) em são paulo no dia 22 de novembro de 2013 a partir das 19h30.
esse lançamento faz parte da programação da balada literária deste ano.
veja a programação completa abaixo:
pouco antes da balada literária em si, acontecerá a balada literária mix, dentro do tradicional festival mixbrasil de cultura e diversidade. vou participar de uma mesa no dia 15 de novembro de 2013 ás 19h00 no ccsp (r. vergueiro 1000 sp/sp) com os escritores thiago barbalho e jorge antonio ribeiro e a conversa será mediada por marcelino freire.
veja programação completa do festival deste ano:
ps: hugo guimarães resurgindo das cinzas!
XOXO
1 de nov. de 2013
MIMI ABANDONA UM CACHORRO
terminou ontem a 37a mostra internacional de cinema da nossa
cidade.
fora os disabores causados por
seguranças da faap que agem como cães de guarda e a mesma faap tratar visitantes
como cachorros; fora a mostra continuar cometendo “falhas de comunicação” ao
começar vender ingressos antes do horário correto e prover a um espectador a
amargura de chegar na sala com duas horas de antecedência e não conseguir
ingresso; fora a costumeira mania de testar equipamentos 50 segundos antes de a
sessão começar (esse ano fui á duas sessões canceladas); fora as sessões do
cinusp terem sido mudadas para o autidório mindlin na mesma usp (onde ninguém
sabe informar onde fica); fora tudo isso, esse foi o saldo;
consegui ver 17 dos 60 filmes que queria ver.
L
estou cansado. não vou á repescagem.
veja o meu top ten:
01. O ILUMINADO (USA, 1980,Dir: stanley kubrick)
É até injusto comparar kubrick com qualquer outra coisa dessa mostra. É até
redundante dizer que este é um filme perfeito, irretocável. Vi em uma sala
grande, confortável, na front row. Um crítico disse uma vez nos anos 90 que ‘talvez
kubrick seja perfeccionista e cerebral demais para o gênero terror, mas sem
dúvida realizou um dos grandes clássicos do gênero’. Você também não concorda?
02. MOUTON (FRA, 2013, dir: marianne pistone/gilles deroo)
Mouton é um jovem com problemas mentais que trabalha em um restaurante
em uma cidade litorânea e que jamais quer voltar a ver a mãe. Após uma trágica
festa local, a vida de mouton não será mesma. Filme esquisitíssimo, nada obvio
e com um final macabro. Tudo é retratado de uma forma didática, a esquisitice
do povo francês, a crueldade de se ainda comer carne animal, o descaso com os
animais vivos. a frase título deste post é desse filme. Mouton para mim, é um exemplo de como um filme pode mudar a sua
vida.
03. EM NOME DE... (POL, 2013, dir: malgoska szumowska)
Esse é um filme gay polonês. Sobre a já bastante explorada hipocrisia da
igreja católica, sobre como padres usam roupas de grife por debaixo da batina. Sobre
o fato de padres se masturbarem na banheira depois de abastacer uma fila com
óstias. Sobre o fato de que padres são gays e infelizes e que quando não estão
vestidos de preto, são como todos nós. Porém, esse filme traz o lado do padre,
não o culpa. O padre também é uma vítima.
04.O BACANAL DO DIABO E OUTRAS FITAS PERDIDAS DE IVAN CARDOSO (BRA, 2013, dir: ivan cardoso)
“esse é o pior filme da mostra, nem sei porque vocês vieram ver... foi
feito sem um centavo do governo, como dinheiro meu mesmo...” e cinicamente
disse “o que os outros tem que eu não tenho?” (...) essas foram palavras do
ivan cardoso, diretor do filme presente na sessão. Nunca tinha visto um filme
dele e me surpreendi. Ele é tão talentoso e despojado quanto mojica. Logo chegará
a hora dele também, a hora em que o trash vira cult!
05.BATANG WEST SIDE (FIL, 2001,
dir: lav diaz)
Eu não podia mesmo morrer sem conhecer lav diaz. Muita gente já ouviu
falar, conhece sua trajetória, mas dificilmente encara seu filmes longuíssimos.
Eu encarei. Este tem 05 horas. 10 minutos de intervalo. Valeu e pena. Vale a
pena. Lav diaz é muito talentoso. As 05 horas não foram cansativas. Batang west
side é bastante melancólico, mas não é cansativo. Você gasta muitas horas com
coisas muito inúteis, por que não gastar algumas horas conhecendo o lav diaz?
06.PAAT (IRA, 2013, dir:amir toodeh roosta)
Paat é um pastor alemão abandonado pelo dono e obrigado a encarar a
cidade grande onde no irã, não é permitido ter um animal de estimação. O filme
acompanha os personagens que adotam e logo abandonam paat. O interessante não
são as histórias dos personagens, mas o próprio paat.
07. LA PARTIDA (2013, CUB, dir: antonio rens)
Filme gay cubano sobre o improvável amor de dois jovens jogadores de
futebol, muito pobres, na pobríssima cuba. Aqui são mostrados tabus em que
garotos de programas que são sustentados por homens não se acham gays, que
garotos mesmo tendo tesão por outros garotos e invariavelmente ficam com outros
garotos não se consideram gays, que garotos se prostituem em cuba com
turistas homens espanhóis e são encorajados pelas mães, pelas namoradas a fazer isso.
Esse cenário impossibilita o amor entre dois garotos e desemboca no final
trágico.
08.ZORAN, MEU SOBRINHO, O IDIOTA (ITA, 2013, matteo oleoto)
Zoran é um filme italiano e uma comédia. Não gosto nem de cinema
italiano nem de comédia, mas gostei de zoran. A melhor atuação que vi nessa mostra foi do gordo, tio do zoran. Fora a melhor atuação que vi, o personagem do
tio do zoran também foi um dos melhores que vi. Ele, preso em sua obesidade, em
seu vício com álcool, em seu costume de decepcionar pessoas. Ele, preso nele
mesmo.
E é uma comédia.
09.ANA ARABIA (ISR, 2013, dir: amos gitai)
“O diretor está visitando a nossa biblioteca e a sessão irá atrasar
alguns minutox” disse o monitor da mostra. Valeu a pena esperar e ouvir o que
amos gitai tinha a dizer. Nem os 45 minutos de atraso da sessão, nem o meu
extremo cansaço que me levou a dormir por 10 minutos no meio da sessão, nada
disso tirou o brilho de ana arabia.
10.TOM NA FAZENDA (CAN, 2013, dir: xavier dolan)
É injusto diminuir o talento do xavier só porque ele é muito belo e
muito sexy. Ele é sim bastante talentoso e merece o sucesso que tem. Talvez esse
seja o segundo melhor filme dele, mas gostei bem até. O final pretende ensinar
algo que posso ou não ter aprendido, que posso ou não ter entendido.
até o ano que vem!
XOXO
22 de out. de 2013
CACHORROS NA TELA
será que paat é o cachorro?
difícil saber, pois nada sei sobre a língua farsi.
farsi é língua da loura farsa?
não, é uma das línguas dos homens-bomba. Bum!
paat é um filme iraniano da mostra internacional de são paulo neste
ano.
o protagonista é um cachorro.
devo dizer que a melhor atuação que vi nessa mostra até agora...
foi desse cachorro.
a última vez que vi o cachorro dar o que falar foi quando fiona apple deixou
de vir ao brasil...
por causa da cachorra.
a cachorrada é que é no brasil é onde se é mais difícil arrumar atores
razoáveis.
bons então nem se fale.
vi um filme brasileiro nessa mostra com atuações péssimas: ‘depois da chuva’
antes da chuva, aliás. lembro que nesse dia tomei um belo banho da
chuva!
os atores aqui não agem como eu ou como você
eles agem de uma forma estranha, justamente...
tentando parecer eu e você. e
daniel guarda-chuva
daniel guarda-volume
daniel guarda de trânsito
daniel retaguarda
daniel guarda lugar na mostra, mas continua perdendo várias sessões!
assim como todos os anos.
o bom da mostra é poder viajar a preço do ingresso, na realidade.
coisas aprendidas dessa vez até agora:
1.é proibido vender carne de boi em cuba
2.é proibido ter um cachorro de estimação no irã
3.os atores brasileiros atuam cachorramente.
vi nove filmes até agora. ontem, dia 20 de outubro, tive uma singular
experiência: ver ‘o iluminado’ do Stanley
Kubrick na telona em uma sala grande e bem confortável, na front row, baby. e comprovar
mais uma vez que ‘o iluminado’ é um filme perfeito, irretocável.
o melhor dos novos que vi até agora, um polonês chamado ‘em nome de...’
fica á anos luz da excelência de Kubrick...
livro de contos do hugo guimarães entrando no forno, haha!
veja abaixo a capa:
data e local de lançamento...
em breve!
XOXO
7 de set. de 2013
NOTAS PARA O FUTURO
agora não faço mais notas, na realidade. pensei que faria. SAP
até ajudando pequenas empresas agora, não? eles já estão até na televisão. pensei
que faria, mas não farei. acho que só mesmo o faturamento. só mesmo a cobrança
faz, mas outros tipos de notas. não as que eu costumava fazer. a FIORDE é que
fará as minhas. não entrarei mais na FIORDE pela porta dos fundos pedindo
trabalho, mas sim pela da frente agora. frente, pois sou cliente agora. mas eu
fazia muitas notas. pela TOTVS. eu fazia tantas notas que até passava das seis
da tarde. até chegava as nove. custava 100 reais o táxi de lá até minha casa. ás
vezes, não – muitas vezes apareciam erros. muitas telas diferentes para fazer
as notas. então eu ligava para ele. para o sr. demetroff. ele, pouco elegante,
mal humorado, me tratava mal. ele chegava esbaforido. ele era consultor do
sistema. ele parecia usar muitas blusas, mas não. ele era gordo. bufava.
trabalho agora para japoneses. não direi onde. para evitar o
olho gordo. para evitar a perseguição. japoneses são bonzinhos. japoneses são
bonzinhos. brasileiros me detestam ainda, mas mesmo assim eu vou ser bonzinho.
morri e nasci de novo. há algumas semanas. abri os olhos de
repente depois de 28 anos vida. percebi o quanto de ódio, mágoa e
ressentimentos tenho dentro de mim. vai demorar um bocado para eu me livrar
disso tudo. estou aprendendo a andar.
tudo de repente volta a dar certo para o hugo. de repente o
mundo volta a sorrir para o hugo;
‘feeling blue’ é um curta metragem de daniel guarda e aline ridolfi
onde sou o protagonista, foi filmado em janeiro e deve ficar pronto e sair em
breve; ‘nova dubai’ incrível iniciativa do querido gustavo vinagre, será
filmado em outubro e eu farei um dos personagens. ‘o estranho mundo de hugo guimarães’, meu esperado livro de contos está quase fazendo o forno apitar. santiago nazarian,
tão querido quanto, está fazendo a orelha. adrienne myrtes também está com
intenções maquiavélicas em um projeto
literário que terei o prazer de participar. parei de beber. vou começar a andar
de bicicleta no minhocão aos sábados. e ainda por cima, os japoneses são
bonzinhos...
XOXO.
6 de ago. de 2013
A TÉCNICA DA TÁBUA
dia dez de agosto começa o campeonato mundial de atletismo
de 2013. era para eu estar na rússia agora fazendo os últimos treinos para a
competição. eu tenho 28 anos. eu teria 28 anos. espere, eu tenho mesmo 28 anos,
mas parece que todas as palavras se acompanham com “ia” desde que parei
estupidamente de treinar em 2006 para terminar uma estúpida faculdade de
logística. logística NADA tem a ver com lógica e eu tenho um eterno gosto ruim
na boca por causa disso. não por causa da lógica, claro.
porém, tudo acontece ou deixa de acontecer por um
mero detalhe, muitas vezes pequeno, assim como a técnica da tábua no salto em
distância. você conhece a técnica da tábua? é muito simples, você corre com a
maior velocidade que puder em passos contados por aproximadamente quarenta e
cinco metros e então coloca o seu pezinho de apoio em uma tábua de madeira
branca fixada no solo que mede poucos e exatos vinte centímetros. caso o seu
pezinho ultrapasse o limite dessa tábua, o seu salto não vale. ou seja, de nada
vale correr tão rápido por tanta distância e menos ainda importará o esforço e
a técnica que você imprimir enquanto estiver em pleno voo e não importará a sua
técnica e empenho na aterrissagem. tampouco.
o que eu quero dizer é que ultrapassei a tábua na vida.
XOXO
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