XXXX
Sempre ouvi dizer que
temos dois ouvidos e uma boca, mas nunca disseram nada sobre os olhos, mas eu
sei tudo sabia tudo como Nara Leão pegava letra melodia era tudo muito rápido meus
dez dedinhos por fim ficaram imóveis até que ficaram doentes como os de Mojica
quando deu as unhas de presente, mas o que eu espero é que alguém os demandem como
quando é inevitável eu mesmo os demando.
Conte-nos não tente nos
enganar não morreu ainda, mas vai morrer será que vão te dar o presente de
noticiar a morte da Cinderela? Falo com a morte, mas não basta só uma manhã, só
uma para visualizar conteúdo dizendo que se trata de mais um golpe da raposa e
eu acreditei.
Sim, é o décimo minha
mãe não escondeu os cigarros dessa vez apenas os guardou eu sei, eu sei, nunca
pensei que seria uma bagunça saber que meu inglês não é fluente ao não saber
contextualizar a palavra “off” em uma determinada frase a ponto de eu não saber
se acabou ou não quem nasceu em outubro recebe em abril quem nasceu em novembro
recebe em maio quem nasceu em dezembro recebe em junho quem nasceu em janeiro recebe
em julho e quem não nasceu? No dia dois de agosto será tão embaraçoso... A
doutora dirá nossa, [sim] são branquinhos agora! É para eu não esquecer o quão
velho imprestável e assexuado estou para Romeo me ofereci á homens em um
singular dia em que a Quietiapina falhou só tive resposta de um entre vários tardia
era ela e a comida requentada gosto de carne crua sangrando era difícil eu
seguir meu auto-desaparecimento não posso ser injusto com o numeral e a centena
e onde elas estão planadas e sonhar cansa sou um canário. Porém, é o que me
manterá vivo pelos próximos seis meses e o mago o mago dos dedos.
Estou transformando as
páginas de jornais em bolas e jogando com força da cozinha para o quintal.
XOXO
"PAVIO"
Evangélica
não engole geleia virgem de desconhecidos. Ele era lindo? Essa é a sua
desculpa? Ainda tirou uma foto do macho como troféu. Evangélica dentro do carro
não pede para o namorado mostrar sua geleia virgem só porque tinha “curiosidade”
de ver como era. Ah, parece que Jesus não liga para isso, né? Bem, só tive duas
amigas evangélicas. Aliás refaço, só eu as considerava minhas amigas, evangélicas
não podem assumir que tem amigo gay, para continuar entrando na fila para comer
aquele Bon Gouter sem gosto e aquele vinho barato, vá lá saber o que todas as
outras não aprontam... E jogam lama na cara da sociedade, mas vocês pensam o
que? Que a Catherine Deneuve é mais suja que vocês?
Gozando
da minha liberdade humana, uma vez na sauna, fizeram uma fila em frente ao meu
sofá porque eu era o mais gatinho que estava fazendo o que todos queriam, se
enfileiraram em frente ao meu sofá para cada um me dar um pouco de geleia
virgem. Fui embora para casa com um Milk Shake no estômago e fui feliz, e fui
feliz porque sou livre. Enquanto tanta gente hipócrita está fazendo contas
atrás de uma santa oca e velha para saber o que, o quanto precisa fazer para
receber o perdão. Cinismo, o perdão deveria servir para qualquer coisa, menos
para o cinismo. O que me faz mais puro do que vocês duas, me faz a Janis
Joplin, que dizia fazer amor toda noite com a plateia e depois ia dormir
sozinha no hotel.
Envelheci,
nunca tive um namorado, nunca tive um homem, só tive quatro demônios. Foi
difícil aceitar, mas agora eu já estou pronto para vestir minha armadura, vem-me
a imagem de Adonis e logo a imagem do anel de onde ele entra, seco de velho, É
um treino.
Meu
jeito de parar de fumar foi muito áspero, eu não tinha dinheiro para comprar
cigarros e minha mãe gritava comigo toda vez que me dava cigarros até meu
sangue de barata virar sangue de cobra, que é frio, foi dia 13 de Julho e ela
ainda impõe que é meu dever assistir às aulas e ser feliz; e esse tratamento
com a psiquiatra? Ela só troca receitas, como você vai melhorar? Cansei de
dizer para a cérebro de ervilha mãe o mesmo tipo de cérebro de ervilha da filha,
que pessoas com meus quatro transtornos nunca se curam, apenas se controlam, a
coisa é “crônica”, está escrito no laudo, nos laudos, mas você finge que não
lê, você finge que não entende, você finge que não é com você; também estava
nas palavras do melhor psiquiatra que conhecemos, mas você é cega e surda
porque quer, daí é um problema que você tem que resolver com você mesma; mas
ela nem aí para ler (ou não se interessa em pegar o laudo para ler ou teme ler
o que já sabe) Ela quer que eu seja feliz “na marra”. Secretamente, ela acha
que é minha culpa. Que eu posso “me curar”, se eu “me esforçar” O que dizer de
alguém que, além disso, eu consegui arrancar a confissão de que ela é uma
homofóbica.
-Você não me aceita, então?
-Aceito você, só você
-Isso é muito grave, sabia que muita
gente morre por causa de posicionamentos assim?
“Que
morram”
Foi
o que eu li na aura, na aura dela. A pandemia me fez envelhecer anos que eu não
queria envelhecer. Eram preciosos anos que abalaram vigas na minha intenção de
casar, dizem que faltam seis meses, nunca fui tão impopular, jurei que ia sumir
das redes nesse tempo, atrasei doze dias, mas ok, terei tempo para conseguir um
trabalho, pensei em mudar de ares, procurar trabalho em uma livraria, bem, são
só jaulas diferentes, mas o suficiente para eu ir encontrar o mago dos dedos
todos os fins de semana.
A
efervescência, o blur quando eu subir no palco vai me acender milhares de
luzinhas, grudadas nos cupins, que vão atrair as presas de muito longe. Quanto
maior o nariz, maior o pênis. Li uma pesquisa sobre. São os frangos, né? Rodando
e rodando, a tela da TV, né? Mostrando sua coleção diária. Encaro como um museu,
cuidado com a sinalização no chão, é só para olhar; nunca foram feitos para
tocar mesmo...
Tudo o que tem na música é sexy. e fizeram um vídeo bem sexy para dela. os cinco meninos de meninos de uniformes, uniformes são sexys, o vídeo se passa em uma mesa me sinuca; na primeira vez que o vocalista aparece no vídeo, ele passa com uma puta cara sexy segurando se taca em posição em ereção
- Acorda, Huguinho
que hoje tem campeonato
-Acho que eu nem dormira
a não ser para levar um tabefe de um de vocês
para acordar
- Aí sim, eu fingiria dormir.
***
Uma São Paulo cheia de água, com acidentes nas esquinas e pessoas alardeando o iminente fim do mundo. Chove lá fora. Sem parar. Mas é o que está do lado de dentro que importa mais. Não só dentro de casa, uma república dividida com outros homens. Mas dentro de Igor, este narrador pessimista e irônico, que revira seus pensamentos ansiosos em busca de afeto. Num fluxo rápido e violento, ele conta ao leitor quem ele é e como ele é inadequado para o mundo. Escreve porque está tentando existir, ainda que não nos diga com todas as letras. É um homem gay, na casa dos trinta, bipolar, tem mãe excessivamente otimista e um pai violento, e tenta se curar de um coração partido. Ele repudia quem se aproxima, mas no fundo busca afeto. Flerta com a morte e sua narração acompanha sua bipolaridade, com picos de mania e de depressão. Igor na Chuva, de Hugo Guimarães, é o tema do sétimo episódio do Põe na Estante, em que a apresentadora Gabriela Mayer recebe as convidadas Beatriz Fiorotto e Camila Cabete.
Este é um podcast apresentado por B9 e produzido por Rádio Guarda-chuva.
IG: @poenaestante Twitter: @poenaestante
E-mail: poenaestante@gmail.com
Arte: Arthur Mayer
Trilha: Getz me to Brazil, Doug Maxwell
set. de 2020 54min 7s
Por Ney Anderson
Toda prosa tem um objetivo a ser alcançado. Seja a realização de uma experimentação na estrutura do texto, na elaboração dos diálogos, nas cenas, nos cenários ou na criação de uma história original. E principalmente a concepção do (ou dos) personagem. Esse, quando bem feito, tende a transformar o que está sendo lido em algo, de fato, maior. É quase impossível criar uma boa história sem um personagem interessante. Ou o conjunto deles. Ao criar o personagem, o autor está carimbando a sua obra de forma gloriosa ou medíocre. É na primeira situação que se enquadra o romance Igor na chuva, de Hugo Guimarães, publicado pela Folhas de Relva. Mesmo sem saber, já que o livro foi escrito muito antes da pandemia, Hugo criou um personagem que representa exemplarmente as angústias dos nossos dias. Quando estamos prisioneiros da incerteza.
O enredo apresenta o personagem-título Igor, um homem de 30 anos, gay, atleta universitário, morador de São Paulo, que se sente um fracassado e toma fortes remédios para depressão, e que está no meio de um pandemônio, já que o mundo sofre com uma chuva ininterrupta há vários dias. A capital paulista, portanto, está um caos. Mas a confusão maior reside justamente na cabeça do protagonista da história, que vive só em uma quitinete (no momento sem energia elétrica), com uma gata, tendo que lutar fortemente com os dois mundos. O exterior e o interior. Ele tem a estranha mania de estar sempre na companhia de um martelo de arremesso.
Aqui o leitor acompanha os recônditos de uma mente em ebulição, sempre em estado de perturbação. É uma conversa bastante íntima consigo mesmo, tocando em feridas reais. Lembranças de amores e relações passadas. É impressionante a densidade dos pensamentos, na maior parte carregada de ódio, de uma vida profissional deteriorada, voyeur de paixões não correspondidas, de relação conflituosa com a família, onde só a mãe é o seu exílio.
Igor é um homem em conflito permanente, que vai expressando todos os sentimentos de forma crua, em carne viva. Passando a vida à limpo. Sonhos e pesadelos fazendo parte do mesmo pacote. O narrador fala para a plateia invisível, que na verdade é uma multidão. Sobre as agruras da vida, de não saber se será (ou se já foi) amado.
É uma prosa autocorrosiva, autodestrutiva, mas de um incrível lirismo. Onde o leitor vai se embrenhando no tormento do personagem. Em constante busca por fraternidade. Igor é alguém que sai da cama tarde e não tem vontade de seguir. Mas que acaba seguindo o seu destino mesmo assim. O martelo de arremesso, por exemplo, pode representar justamente o peso, o carma, o fardo da sua existência fragmentada. O seu cordão umbilical.
A construção narrativa é muito potente, de forma a dar conta da confusão mental de Igor. É um desafio criar um solilóquio, dentro da técnica do fluxo de consciência, para representar a mente confusa de alguém. Porque o personagem precisa ter profundidade e muitas questões mal resolvidas para realmente sugerir o deslocamento real da existência. Em nenhum momento o personagem de Hugo Guimarães causa desinteresse, mesmo com a sucessão de situações, que se dividem entre os monólogos e os solilóquios. Na medida em que a loucura de Igor vai aumentando, e explosão se torna literariamente mais atraente. As reflexões e críticas ácidas sobre o que é ser gay no mundo de hoje, que não é muito diferente do de ontem, dá um tom importante à narrativa.
O leitor passeia por uma mente corrosiva, que não polpa nada, nem ninguém. Nem a do próprio protagonista. Que, segundo ele mesmo, não aprendeu a sorrir. Principalmente por se sentir rejeitado pelo mundo. E acaba também tendo essa repulsa ao outro. No vai e vem do que narra, ele fica às voltas com as lembranças e na obsessão de uma paixão não correspondida por um certo garoto louro.
Em determinado momento, já no meio da obra, o protagonista sai de casa para tentar chegar a universidade e ir treinar. E encontra, claro, o clima de fim do mundo pelas ruas de São Paulo. E consequentemente pessoas que não dão importância, achando que o apocalipse é apenas uma chuvinha. O olhar de Igor para a cidade é intuitivo, sobre o que sobrará da nação se o mundo não acabar de verdade. Um país, segundo ele mesmo, que deixa os doentes à mingua não vale muita coisa. O olhar dele vagueia por vários lugares, através da viagem por uma dor que não se explica facilmente, mas que Hugo Guimarães faz tão bem. O autor mostra a literatura como um campo metafísico, onde todas as frustações ganham corpo, em cenas carregadas na estranheza da realidade eclipsada.
É um texto pesado em várias ocasiões, que mostra tudo de uma forma muito crua. As dores e os amores de Igor. E também pessoas mortas, meio mundo de desgraça e ele simplesmente andando no meio do caos, vestido apenas de cueca e arrastando o martelo. Igor é alguém de um imenso vazio. O tom agressivo é reforçado emblematicamente nos encontros no vestiário da universidade (quando ele, enfim, consegue chegar), em cenas de sexo gay, onde o prazer é suplantado como uma espécie de penitência. Ele, inclusive, sempre encontra formas de se machucar. São cenas onde o ser humano está perdido na própria epopeia. Enquanto o mundo exterior acaba, o interior do personagem apenas reforça o caráter de deterioração em pleno estado de permanência. Em alguns momentos a narrativa vai sendo ricocheteada para diversos lugares, mostrando a desorganização mental do narrador.
O livro não tem uma estrutura definida. Não existe necessariamente o desenvolvimento de uma trama, pois o enredo é autocentrado na mente de Igor. Na verdade, funciona mais pela fragmentação, do que por um enredo lógico. É o estado de torpor muito bem trabalhado, que causa incômodo ao leitor no primeiro momento. Porque a mente de Igor é um túnel submerso com vários caminhos. A ficção como arte de supressão dos sentidos. Da vivência catastrófica com o mundo.
Se é possível estabelecer um tempo cronológico para este romance, a história se desenrola em algumas horas. Mas isso é puramente subjetivo, porque os tempos de Igor são outros, em constante idas e vindas. De uma memória que não é fotográfica, é elipsada, de compreensão difusa, por vezes, para quem está de fora. Mas que faz todo o sentido na proposta da obra. Os conflitos aqui fazem jus ao termo, trabalhados com muitas doses de ironia.
A ficção suporta todas as loucuras e todo o caos. Hugo Guimarães experimenta como ninguém essa afirmação. Esse pequeno grande livro é como uma Bomba H, que não deixa nada sobrar depois que explode. A partir da mente labiríntica (e eclipsada) do narrador, vamos sendo engendrados por pesadelos reais, angústias palpáveis, e um sem fim de perturbações do personagem que, ao tentar se descobrir, acaba falando mais sobre o mundo ao seu redor.
É uma escrita catártica, que tenta jogar a sua carta ao mar. Não por acaso, em uma cidade que está se desfazendo em água. E o enorme simbolismo que isso representa. A mesma água que é necessária para a vida, mas que também pode causar destruição.
O êxtase do término da leitura não é por algum contorno feliz (que não existe), mas porque esse personagem é um derrotado pelas circunstâncias da existência. O esplendor de Igor, no entanto, é ser quem ele é. Mesmo isso lhe custando muito caro. Em determinado momento, o personagem se pergunta: “será que a vida é mesmo sobre morrer na praia após nadar tanto?”
Parece que sim.
XOXO
Só um dia
Um dia mega estressante
Um dia massacrante
Mas eu, não tenho
escolha
Tenho de passar por
isso
Sinto por
Não poder sentar na sua
Mesa-tumba
Ouvir essa merda
Dizer ok
***
Nunca pude tomar banho
de chuva
Ela matou meu cachorro
com veneno.
(Hugo Guimarães)
XOXO
Eles fazem cara de nojo antes de você
flertar e pode enfiar no rabo essa cara
de nojo, eu não ia flertar porque eu sei
o meu lugar e não tenho a menor intenção
de tentar. Uma das bichas do escritório diz,
"Não existe homem hétero, existe homem
hétero mal cantado" se é loko, paguei
R$10mil no meu nariz, não quero ele
quebrado por um boçal. Todos eles são
educadinhos comigo no escritório, mas
quando me encontram no banheiro, olham
para mim como se eu fosse a Linda Blair
ele diz
- Até amanhã!
e eu engulo
- Gente falsa!
Elsewhere:
O estagiário cristão me mandou por
whatsapp um vídeo desmerecendo a
esquerda e a Simone de Beauvoir
só porque fui trabalhar outro dia
com um moleton da URSS
Ele é ingênuo demais para separar
autor de obra, nada do que foi feito
ou inventado sobre Simone e Satre
não tira a grandeza de "O Segundo Sexo"
a parlamentar de direita, uma idiota
é incapaz de entender isso
é incapaz que isso nada tem a ver
com mentira ou verdade
Eu acabei questionando o garoto
se existem provas da existência de Jesus
ele disse que tinha várias e começou
a procurar na internet, mas não achou nada
assim como Bolsonaro afirmava ter provas
contra fraudes nas eleições e quando chegou
a hora de mostrá-las, ele simplesmente
não as tinham.
Eu chego a ter pena de um garoto
tão jovem, tão inteligente e cristão
extrema direita.
e ter de olhar para a cara dele
todos os dias.
Elsewhere 2:
Sinto falta dos tempos
em que fumava-se
em ambientes fechados
***
Percebi que não preciso dele
Só um moleton sujo dele serve
***
Ou se tem o pau
Ou se tem a cabeça
Ou finalmente
Se tem o homem.
(Hugo Guimarães)
XOXO