13 de set. de 2015

RELATO DE FÉRIAS 1

Férias. Disse que não viajaria. Como nunca viajo. Disse que faria um treino mais forte para competir em outubro. Bem, eu treinaria o mesmo se estivesse trabalhando. Na verdade, tirei duas semanas de férias para dormir doze horas por dia. E não me orgulho disso. Já se passou uma semana e eu não fiz coisas funcionais que prometi. Não marquei oftalmo. Estou ficando bem cego. Não fui tirar a segunda via do meu r.g. que esfarela. Pensei em ir a um puteiro no centro, cheirar bastante, no dia em que saí de férias, mas não. Preferi comemorar com homens e álcool como sempre. Eu tenho esse defeito. Fazer sempre as mesmas coisas. Bem, pelo menos fui conhecer o thermas lagoa. Veja só, fica tão perto da minha casa e nunca fui lá. Pois fui. Pois só tem os putos e as bichas septuagenárias que pagam por eles. Pensem que houvesse um terceiro publico. Pois não há. Visto que não sou prostituto nem septuagenário, não tinha negócios a tratar por lá. E eu não vou dar trezentos reais para chupar uma rola. Nem quando eu tiver trezentos anos. Permaneci lá por apenas vinte minutos. Afinal, é possível conseguir coisas tão grandes quanto, sem pagar um centavo (e esse garotão aí, além de tudo curte my bloody valentine (!) ):



Pelo menos ontem, após acordar ás 15 horas, comprei um cinto e uma carteira nova. Daí eu fui ao cinema, ah o cinema. Lembro que não comentei sobre cinema no meu último post. Acho que não tive espaço. Ou fôlego. Ok, eu já superei o fato de não ser crítico de cinema, de escrever sobre cinema. Afinal, escrevo sobre a vida e não existem críticos sobre a vida. O cinema é a vida na tela. Tenho ido muito ao cinema. Deixe eu pegar aqui os últimos ingressos que tenho. Em ordem crescente de data:

“Exorcistas do Vaticano” (The Vatican Tapes, 2015, U.S.A. dir: mark neveldine) Quando: 23/08 Onde: Cinemark Shopping Santa Cruz. Estrelas: 01. Comentário: Outro filme de BH Productions, cheio de sustos fáceis e com conclusão brochante. Ah que legal, quer dizer que a loirona se livra dos padres exorcistas e domina o mundo. Isso assim, de repente, nos minutos finais.



“Corrente do Mal” (It Follows, 2015, U.S.A. dir: david robert mitchell) Quando: 29/08 Onde: Espaço Itaú frei caneca Estrelas: 04. Comentário: O melhor filme de terror americano que vejo em muitos anos. Não é da BH productions. Claro, afinal é um filme bom. O que dizer da abertura clássica de filme de horror americano? Com aquela bela garota com as pernas de fora, correndo desesperada (de salto alto!!) de algo que não se vê na tela? E aquela conclusão splatter da sequência? Faz tempo que não via no cinema algo assim. Além disso, o filme tem coisas como nudez, incesto, estupro (Coisas que não se vê nos filmes da BH para pré-adolescentes). Além disso, “it follows” não abusa de sustos fáceis e mesmo assim, algumas sequências são realmente arrepiantes. E sim, a conclusão da sequência do conflito final, na piscina, o aproxima também de um filme de arte, não apenas de terror. Pena que ficou tão pouco tempo em cartaz e atrasou tanto para entrar em cartaz por esse motivo: Ele é bom demais para o público brasileiro.

“Que horas ela volta?” (2015, Bra, dir: anna muylaert) Quando: 29/08 Onde: Espaço Itaú frei caneca. Estrelas: 04. Comentário: a princípio a história não me apeteceu muito, a empregada nordestina que vem trabalhar em São Paulo como babá em uma casa de família de classe alta. Ela mora no trabalho. Bem, a começar que Regina Casé está ótima no papel principal, o da empregada. Isso já garante o interesse antes do conflito principal. A Filha adolescente da empregada, a qual ela não vê há 10 anos, vem morar com a mãe enquanto presta o vestibular para a FAU-USP. Para o mesmo curso que o filho da patroa também está prestando. Acontece que a menina filha da empregada se revela uma criatura surpreendentemente culta e o filho da patroa, o que tem de gostoso, tem de burro. Adivinha o que acontece? Pois bem, o filme é um documento sobre a ascensão das classes e o conflito que ela causa. Achei cruel, cruel, mas real a patroa interditando a piscina porque viu um “rato” nela, isso depois que a filha da emprega entrou na piscina.

“A Entidade 2” (Sinister 2, 2015, U.S.A. dir: ciaran foy) Quando: 1ª Tentativa: 05/09 á tarde (cinemark shopping center 3) 2ª Tentativa: 05/09 á noite (cinemark shopping Paulista) 3ª Tentativa: 11/09 (cinemark shopping Santa Cruz). Na primeira tentativa, uma bicha chata ficou tentando parecer engraçada tecendo comentários durante os trailers, em voz alta. Isso eu até poderia tolerar, visto que eu estava em um cinemark. O que eu não tolerei foi quando o som da sala ao lado começou a vazar para a sala em que eu estava. Saí da sala possesso, fui falar com o gerente, disse que aquilo era inadmissível, pedi meu dinheiro de volta e fui embora batendo cabelo. Que ódio. Na segunda tentativa, no cinemark do shopping paulista, uma gangue de pré-adolescentes estava na sala. Um deles fazia uma gracinha em voz alta em absolutamente todas as cenas. Consegui ficar na sala apenas vinte minutos. Passei o resto do filme no banheiro, no whatsapp, enquanto aguardava a próxima sessão, outra do “it follows”. Na terceira tentativa, ás 23h20 no cinemark do shopping santa cruz, pensei: “Acho que as mães não deixam as crianças irem ao cinema a essa hora”. Fora a costumeira falta de educação das pessoas (Gente passando na minha frente na fileira 10 minutos após o filme começar, e olha que são quase 20 só de trailer, contei oito atrasados passando na minha frente até descer para a primeira fila, onde é péssimo ver o filme nas salas do santa cruz), consegui ver o filme até o final. Estrelas: 01. Comentário: tanto trabalho para ver outro filme da BH productions. Outro filme cheio de sustos fáceis. Sim, os filminhos de tortura dentro do filme são realmente macabros e muito sádicos, porém é legal ver esse tipo de coisa dentro um contexto que não seja tão pobre, caso deste filme.



“Infância” (Bra, 2014, dir: domingos de oliveira) Quando: 12/09 Onde: Espaço Itaú Frei Caneca. Estrelas: 04 Comentário: Este, infelizmente não tinha conseguido ver na mostra do ano passado. Eram poucas sessões e tipo, na terça-feira ás 14h00. Sim, eu estava de férias na mostra do ano passado, mas quanto estou de férias, nem levantei da cama ás 14h00. Pois bem, no Itaú sim, dá para sentar na primeira fila e ver o filme perfeitamente bem. A tela não é tão alta. A sala cheia de velhinhos. O máximo que se podia ouvir da plateia era tosse! Hahaha. Bem melhor do que adolescentes histéricos. Pois bem, pouco importa que o começo do filme é um pouco chatão quando se tem Fernanda Montenegro arrasando como sempre. Como é prazeroso observá-la atuar. Ela está divertidíssima no papel da dona mocinha. Posso até dizer que ela É o filme. O filme, pois bem, é um bem humorado documento da sociedade brasileira nos anos 50, mais um documento de uma “decadente” (nem tanto) família da alta sociedade do rio de janeiro.

“Goodnight Mommy” (ich seh ich seh, Aut, 2014, dir: veronika franz, severin fiala) Quando: em algum dia de agosto Onde: Na casa do Daniel Estrelas: 04. Comentário: Bem, sou contra ver filmes na internet, antes da estreia no cinema. Porém estávamos de bobeira na casa do Daniel, eu ele e bruno, huguinho, Zezinho e Luisinho e Daniel sugeriu ver um filme. Quando Daniel disse que costumava ver todos esses filmes que vejo no cinema no computador dele, veio a ideia de ver este “Goodnight Mommy”. A história, de uma mãe que após um acidente e cirurgia de reconstrução facial, reaparece com a cara enfaixada e põe a dúvida nos filhos gêmeos se aquela figura realmente é a mãe deles. Você não esperava pela conclusão do filme? Nem eu. Mesmo a conclusão do filme sendo bem parecida com a do “The Other” (Robert Mulligan, 1972), um clássico de gênero, me arrisco a dizer que esse é o melhor filme de terror que vi desde “O Anticristo” do Lars Von Trier. Pode me xingar, não ligo. Esse “Goodnight Mommy” tem tudo que um grande filme de terror deve ter. É amargo, cruel, esquisito, violento e imprevisível. Mal posso esperar para ver na telona.

Elsewhere:

A grande notícia das férias! Meu terceiro e novo livro, o romance “o tiro de um milhão de anos”, contemplado pelo proac e que será lançado pela editora pasavento, já tem capa e data de lançamento:



Anote na sua caderneta:
O quê? Lançamento de “O tiro de um milhão de anos” de Hugo Guimarães
Onde? Livraria Martins Fontes, Avenida Paulista nº 509
Quando? Dia 24 de Outubro
Que horas? Das 16h00 ás 18h30.

PS: Ah, estou de saco cheio de contrariar o microsoft word e colocar letras minúsculas no começo das frases.


XOXO

Nenhum comentário: