26 de abr. de 2016

SETENTA PARABÉNS

comecei o ritual comendo sal antes do bolo. hambúrger com cheddar, que eu não queria comer, mas. o fiz porque achei que eu merecia comer cheddar só porque era meu aniversário. e refrigerante. água com açúcar, melhor dizendo. antes de steve jobs chamar refrigerante assim, eu nunca havia me dado conta de que é só água com açúcar mesmo hehe. sozinho na doceria, eu comecei a ter problemas para engolir a fatia de bolo que comprei, claro, pois se eu comprasse um bolo inteiro, por menor que fosse, daria trabalho para leva-lo para casa. não dirijo. não tenho carro. os supermercados e as padarias ficam longe de casa e eu teria tanto trabalho para então jogar fora a maior parte do bolo, pois ninguém me ajudaria a come-lo. 'teve festa?' o gabriel perguntou e eu 'por que teria? você iria se tivesse?' 'se você me convidasse, eu provavelmente iria'. (...)

eu ainda tenho em alguma caixa, as fotos do meu aniversário de dez anos de idade. minha mãe encomendou um bolo bem grande, com o piu piu desenhado. nas fotos, é possível me ver soprando a vela, minha irmã, meus primos, as crianças que eu brincava junto na rua, esperando para comer o bolo. há também uma foto minha na cama, com os meus presentes, tinha um crucifixo na parede, quando ainda acreditávamos que jesus andou pela água, que jesus andou pela terra. difícil hoje aceitar que coisas assim não vão mais acontecer, os parabéns, o bolo, a família, os amigos, minha mãe sequer me ligou no meu aniversário, mandou um whatsapp, ela deve ainda estar chateada porque não fui á festa de aniversário do meu pai no mês passado. bem, eles fizeram a festa na segunda-feira á noite! que tipo de gente faz festa de aniversário na segunda-feira á noite? pessoas que não estudam e não trabalham, claro, aqueles amigos septuagenários do meu pai. eu não preciso de uma ligação, uma surpresa. não estou surpreso que não importa que estou deprimido e paranóico, não, tudo o que importa nesse momento é que o casamento da minha irmã não vai bem. é melhor eu me contentar com os setenta parabéns que recebi no facebook.

depois de comer o bolo, eu fui para casa abrir os presentes que eu mesmo comprei. um CD com nelson freire tocando chopin e um livro da adília lopes. claro que não ganhei um homem para passar pomada nas minhas costas, como postei no facebook. pois é que não consigo fazer isso muito bem sozinho, sabe? pomada para dor, pomada para acne. bem, a essa altura as acnes envelheceram e nem mais acnes são, viraram manchas já e. bem, eu não vou ter homem nenhum até que eu aprenda a sorrir, a ser simpático, até que eu aceite os convites para eventos sociais. bullshit. bullshit. se aquele garoto me quisesse, eu sorriria, não acho que necessariamente eu preciso voltar a sorrir para que 'o universo' sorria de volta para mim. bullshit. bullshit. como é sexy a forma como ele lança a medicine ball na parede, não? muito, mas é muita areia para o seu caminhãozinho. justo, e eu não vou abordar ninguém, visto que minha auto estima já está um caco. é melhor eu focar no meu treino, pois minha perninha está bem forte e logo logo, eu vou saltar seis metros. talvez eu deveria prestar mais atenção nos garotos que vem conversar comigo no vestiário. o episódio do aniversário, me faz lembrar de uma parte sobre o aniversário que está no primeiro capítulo do meu romance novo, que estou desenvolvendo. vou compartilhar com vocês logo abaixo:

***

                São Paulo, Brasil, 1995: Uma Desobediência.
         A semente do mal estava plantada. A semente do mal estava plantada em mim.
      Você sabe a parte boa e a parte ruim de ser um idiota? A vulnerabilidade, é claro. Sendo um, você pode ser facilmente oprimido e acorrentado, mas também pode ser facilmente convencido a praticar o mal, a desobediência, o deboche e a fálica visão política ou “cegueira política”, se assim o queira.
         A planta que eu viria a ser crescida era exótica e nunca iria dar nenhum fruto. Você sabe do que estou falando, não?
         Ó meu deus, como estive quieto por tantos anos. Como chutei a bola para fora do gol. A treinar futebol e ter de aceitar aqueles garotos me insultando no treino. Eu nunca pude responder porque há algo, algo dentro da minha boca que me detém, detém a palavra mas: naquele dia, naquela quente dia eu teria uma voz, foi o que eu pensei quando dei o sinal para o ônibus.
         E isso é um sonho.

         Um homem e uma mulher. Um homem. E uma mulher. Não eram bem as bíblias de bolso que eram distribuídas nas escolas públicas nos anos 1990. Sim, fizeram isso. Nesse laico estado. Nesse hipócrita estado. Nesse tolo estado. Nesse selvage estado. Até que não é estado, na prática. Bem, não eram as bíblias de bolso, mas eram as mentes, as mentes daquela comunidade, daquela comunidade suburbana, era meus pais, o homem da padaria. Um homem e uma mulher; e se você não pode ser um homem, então você só pode ser uma mulher e foi como eu pensei que eu deveria ser uma mulher, ou me tornar uma aos doze, entende?
         Um homem árabe? Um homem árabe ensinando catecismo? Um homem árabe ensinando catecismo para crianças? Soa estranho, mas não soa estranho desde que esse não é um estado, mas habitat do homem neolítico, talvez. Pedofilia não soava assim tão mal porque eu sabia já o que era o sexo aos doze e eu queria muito, mas muito ser tocado por aquele homem árabe professor de catecismo.
         E isso é um sonho.

         Desculpe, sinto muito desapontar todos vocês. Mas não rolou. Pois eu era um freak na essência e para mim estava ok morrer naquele momento. Pois eu estava apenas apaixonado por aquele homem e eu podia fazer qualquer coisa por ele, o que ele me pedisse. Além de ser um idiota, eu era um adolescente e é assim que os adolescentes amam.
         Homem árabe: Tem certeza que você quer fazer isso?
         Eu: Tenho.
         Quer saber? Não há mesmo razão para alguém fazer algo assim. Assim como não há explicação lógica para o amor, se você pensar racionalmente. Eu já andava meio triste desde o meu aniversário em onze de abril, quando meu pai passou o dia fingindo que não era meu aniversário e quando eu perguntei sobre meu presente ele respondeu, rude como sempre, para que eu não o perturbasse e me deu dinheiro para que eu comprasse a droga do presente, e a pior parte disso tudo é que eu de fato comprei o presente. Eu era uma criança imbecil, capitalista e materialista, do contrário eu deveria ter dito para ele enfiar aquele dinheiro no cu. Ele quebraria meu maxilar, mas ok, é assim que se aprende a se expressar de acordo com o que se pensa e o que se acredita, mas eu não era capaz de pensar e/ou acreditar naquela época. E também eu fiquei tão tocado pelo que aconteceu em Oklahoma City dias depois que eu...
         Bem, se a última refeição da sua vida, no corredor da morte não pode custar mais do que vinte dólares então por que eu deveria ter dinheiro para gastar no aniversário, não?
         Sim, entrei em um desses ônibus cheios de São Paulo com o colete de bombas e matei um monte de gente como prova de amor ao homem árabe e de ódio ao estado, seja lá o que isso signifique.
         E isso é um sonho.

***


XOXO 

Nenhum comentário: