19 de set. de 2023

o monstro dos olhos de amêndoa


  • No fim de semana não teve lazer. Nem prazer. Na segunda-feira teve lágrimas. E um pouco de humilhação. Tentativa de estelionato também. É uma pena. Se tivesse funcionado eu teria fugido do presídio. De noite, sem deixar rastro. Nos últimos dez dias, a mesma impopularidade. Como é mesmo que se diz? “Quem desceu tem que subir”.

     

    I

     

    Igor no forno, 2016

     

         The dead telephone. Drops down in the water and I never notice. Guess it’s my worst secret. No one ever call me. Guess it’s my worst secret. I have any friend. Just let the water take it, carry it, purify this pagan object, this disgraced object, let it go in peace. Go yourself in peace, go yourself in peace too, man. Poor metal thing. Never realizing how dead it is. Poor homossexual man. Never realizing this peace metal, this peace of death you’re carrying with. You certainly don’t need it to check life. Death doesn’t check life. You know this rain will never stop. You don’t need no weather map app. Your good memory will always tell you where to walk. Walk by this disgraced land.

     

    II

     




    A ilustração que as queridas do podcast "Põe na estante" fizeram para o meu livro, que ficou bem melhor que a capa pobre do meu livro, tamanha foi a preguiça ou a falta de imaginação do meu editor (ou as duas coisas)

     

    A prosa poética em construção:

         "The almond eyed prince became almond eyed monster so fast, so easily. Am I a monster? If I go outside people will try to capture me with pokemon balls? Should I go outside with a helmet now?".

     

    III

     

    A minha versão de “Águas de Março”. Você não se importa? Eu, tampouco.

     

    “Águas de Março”

    (Tom Jobim/versão: Hugo Guimarães)

     

    É pó, é pedra, já está a caminho

    É dar uma de louco, irmãos Cravinho

    É mistura de vidro, é a vida, Luminol

    É a noite, é a morte, porre de Demerol

    É peroba para o caô, é o nó na orelha

    É um chá de cadeira, é a Marília Pera

     

    É cabeça de vento na pirâmide financeira

    Mas ele é tão profundo, queira ou não queira

    É um cachorro de pegando no fim da ladeira

    É a miga, é o Jão na festa da macumbeira

    Vejo a chuva sofrendo, numa conversa de bêbada

    Das águas de março, cansada a vida inteira

    É pó, é o chá, marchando tonta pela feira

    Passarinho na mão, uma festa na banheira

     

    É uma ave no chão, é uma ave no chão

    Um cara gato, um fonte, um pedaço do cão

    É o fundo do poço, é o fim do caminho

    No rosto em desgosto, é um pouco sozinho

     

    Mais vale é um prego, é a miséria de um conto

    Uma goteira caindo, um acerto de conta, é um lombo

    Nem peixe, só o gesto, é uma prata falsa se dando

    É bem na luz da manhã, mais um tijolo puro chegando

    É Maria da Penha, mas é o dia, e é o fim da coitada

    São gramas de escama, o barato na estrada

    Esse projeto de casa vai resultar é em corpo na cama

    É o carro desejado, é a lama, é a lama

     

    É andar em círculos, é um caraio, é uma irmã

    Cá estou virado na luz da manhã

    São as águas de março fechando o verão

    É a promessa de lama no seu coração

     

    É um cobra, é um pau, quem pensar na cobra vai se dar mal

    É automutilação no pulso, é pisar num caraio

    São as águas de março fechando o verão

    É a promessa de lama no seu coração

     

    É pó, é pedra, já está a caminho

    É dar uma de louco, irmãos Cravinho

    É andar em círculos, é um caraio, é uma irmã

    É um sete a um, é uma febre perversa

    São as águas de março fechando o verão

    É a promessa de lama no seu coração

    Pau, erda

    Im, inho

    Esto, oco

    Oco, inho

    Aco, idro

    Ida, ol

    Oite, orte

    Aço, zol

    São as águas de março fechando o verão

    É a promessa de lama no seu coração.

     

    IV

     

    “The Ballad of Lucy Jordan”

     

     


     

    E uma bicha velha sem cultura musical NENHUMA faz bullying com o meu vídeo no FB

    Eu o bloqueio e o denuncio por bullying, e o FB “não entende” que isso foge dos padrões da comunidade.

    Vai tomar no cu então.

     

    V

     

         Hoje soube que estou entre os selecionados da 1ª chamada da primeira edição da revista de literatura TAUP (confira no link). Participo com cinco poemas inéditos (que não estão no meu livro de poemas "Lixeira de Celofane" que será lançado no mês que vem). Siga o Blog, a ideia da revista é ser trimestral.

       

    https://tomaaiumpoema.com.br/resultado-chamada-revista-da-taup/?fbclid=IwAR3ySeydFeDAq_baYg0crc5wxDZL0ZwTEZkN6-RRG7chRXujxs2Xs-OHdnw

     

         Mandei cinco poemas para a revista. Quer ler? Espere a revista ser publicada, oras. Vou liberar um só. Vou deixar só na portinha, quando eu me sentir confortável eu deixo o pau inteiro, ok?

     

    “O Anagrama”

     

    Mia Farrow

    Tirou de um embrulho

    Um jogo de peças e cada uma tinha uma letra

    Ela procurava um anagrama

     

    Jogou as peças no chão

    Tentou uma frase

    “Resto de suas dores tê-lo”

    Disse para si “Não faz sentido”

     

    Jogou de novo

    E ao organizar melhor as peças

    Encontrou a frase que fazia sentido

    “Todos eles estupradores”.

     

    (Hugo Guimarães)

     

    Gostou? Estou lisonjeado. Não está nem aí? Vai tomar no olho do teu cu.

     

    VI

     

    *Você precisa procurar/ Se lamentar por quem nunca cresceu. Você precisa abandonar/ Um mundo que não aconteceu.

    *Ás vezes eu ainda me pergunto “Cadê meu boy?”. Eu fui um bom boy?

    *Eu antecipei planos depois da facada. Eu desdenhei o tétano.

     

    VII

     

    “Mustapha”

     

    Mustapha está por dentro
    Mustapha falou e disse
    Mustapha, há quanto tempo

     

    Que que 'cê acha, Mustapha?
    Mustapha conhece o cara
    Mustapha, aquele abraço

     

    Se você visse Mustapha

     

    Mustapha em grande estilo
    Mustapha, talvez viesse

     

    Mustapha via satélite
    Seja bem-vindo agora
    Câmbio, Mustapha, câmbio

     

    (Marisa Monte/ Nando Reis)

     


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9 de set. de 2023

morrer pelos braços

 

  • Abrimos os obituários dessa família com ele, finalmente ele, será que finalmente ele? Sim, é da raposa que estamos falando. Começou a apodrecer pelos braços, assim como outrem, disse que teve uma melhora recente, mas mesmo assim era/é uma vela acesa. Será que a raposa morre pelos braços? Se esse é o caminho mais fácil para essa estrada finalmente se dividir em duas, sim eu quero.

     

    II

     

         Eu acho que é um fenômeno parecido com o que acontece com os animais domésticos os quais os donos optaram por ter apenas um animal, aquele não tem contato com outros animais, quanto tem os repudia. O veterinário me explicou uma vez, é muito simples, se o animal só vê seres humanos vivendo em sua volta, logo ele pensa que também é um ser humano.

         Pois bem, essa longa introdução serviu para dizer que a mídia “vendeu” para a classe média (alta e baixa) a ideia de que essas pessoas podem ser iguais aos ricos protagonistas das novelas ou os americanos suburbanos que tem casas com gramados na frentes e não tem portões, ou as pessoas que moram no Alphaville. Aliás, elas acreditam cegamente que podem se tornar iguais aquele classe altíssima fazendo-as até tomar parte. É em parte, o que explica, o que explica tanta gente pobre, preta, preta, gay, votando na direita.  É o mesmo caso do animal doméstico, é como se alguém precisasse dizer a ele “Você não se enxerga”?

     

    III

     

         Demitiram a Pia Sundhage. Não por ela merecer (ela tinha contrato até o final de 2024), mas por causa da imprensa leiga, da opinião pública mais leiga ainda, da Cristiane. Aliás, antes da desclassificação da copa, ninguém nunca se importou que a Cristiane não estava sendo convocada. Uma técnica do nível da Pia é difícil de se encontrar no mercado... o que a CBF fez? Contratou o técnico do Corinthians (uma mudança um pouco radical). O pior é que faz sentido, a seleção feminina obteve seus melhores resultados com técnicos ruins, o que significa que elas são indisciplinadas, elas jogam do jeito que elas querem, são talentosas, mas são indisciplinadas, ou seja, não dá pra saber o que esperar delas.

         A seleção foi desclassificada da última copa por não conseguir vencer a Jamaica, mas durante a preparação, empataram em 1x1 com as espanholas, campeãs mundiais dentro da Espanha em um estádio lotado. O primeiro jogo do Brasil sob o comendo da Pia foi contra a Inglaterra, vice-campeãs mundiais, dentro da Inglaterra e o Brasil venceu por 2x1, ou seja, elas podem vencer qualquer seleção em qualquer lugar e também podem perder para qualquer seleção em qualquer lugar.

     

    IV

     

    Madonna. Brasil. Novembro de 1993

     


    Que preguiça ver artistas gringos (e até brasileiros) se apresentando com a camisa amarela da seleção brasileira de futebol no THE TOWN. A Madonna teve essa mesma ideia no show que ela fez no Brasil em 1993! Falta tanta originalidade assim aos artistas para copiarem isso até hoje? O pior é que quando a Madonna vestiu a camisa amarela no palco, ela representava SOMENTE a camisa da seleção brasileira de futebol. Hoje, ela representa a extrema direita no Brasil. Será que os artistas gringos não sabem disso ou fingem que não sabem? Os artistas brasileiros alienados, com certeza sabem. Se os artistas ainda querem usar essa ideia desgastada de homenagear a seleção brasileira de futebol nos palcos, por que não fazem de uma maneira responsável? Usando a camisa do uniforme dois (que é azul), por exemplo?

     

    V

     

    A Anitta é uma desclassificada. Ponto pacífico. Mas a gravação que ela fez para o tema do Fantástico ficou dulcíssima, eu adorei. Queimou a língua? Assopra.

     

    VI

    “Pretty Man”

     


    Pretty man, you don’t see them down the street
    Pretty man, the kind I like to kid
    Pretty man I don't believe you, you're not the truth
    No one could look as good as you, mercy

     

    Pretty man won't you pardon me
    Pretty man I couldn't help but see
    Pretty man that you’re eyes are devilish as can be
    Are you lonely just like me

     

    Pretty man he’s away a mile
    Pretty man I youdn’t waste a dime
    Pretty man give your bad boy face to me
    Pretty man yeah, yeah, yeah
    Pretty man write to me

    When I asked you marry me please

    Pretty man say you'll stay with me
    'Cause I need you, I'll treat you right
    Come with me baby, be mine tonight

     

    Pretty man don't go on by
    Pretty man don't make me cry
    Pretty man don't go away, hey, OK
    If that's the way it must be, OK
    I guess I'll turn it off, it's late
    It’s the reason I’d rather be rich

    To make you good and mary me
    Oh, oh, pretty man.

     

    (Roy Orbison/Versão: Hugo Guimarães)

     

    VII

     

    A novidade: meu próximo romance (inédito), que se chama "POCO" está disponível na Amazon em formato e-book pela bagatela de USD 5,00 (What a feel).

    Na verdade, o fiz porque a Amazon colocou essa condição para habilitar os livros a participarem do prêmio Kindle de literatura desse ano (Se não me engano, todos os anos fazem assim). Caso queiram ler "POCO", muito antes de ele ser lançado es mucho! Essa é a foto que eu tirei para a capa do livro, não ficou uma gracinha?

     



     

    O livro está disponível neste link link https://www.amazon.com.br/dp/B0CH1S9JBH




     

    VIII

     

    “Help me, Mary”

     


    IV

     

    Sejam bem-vindos!

     

    Quer atenção?           

    Seja um cachorro perdido

    Nos braços de um bombeiro fortão

    Nas enchentes da Bahia

    Ou de Minas Gerais.

     

    (Hugo Guimarães)

     

    “Elegia 31 de agosto de 2015”         

     

    Está perguntando por que estou aqui?

    Estou aqui já que você também está aqui e Deus:

    Como está aí embaixo, pedaço de lixo? E eu:

    Bem, até; 31 graus sem nuvens.

     

    (Hugo Guimarães)

     

    *Menina veste preto. Menino veste preto.

    *Se for comparar eu e meu ex-namorado, eu era a Madonna e ele era a SaraJane

    *Alguém não achava graça quando aqueles idiotas começaram a achar legal a salva de pedras.

    *O que eu quero que escrevam na minha lápide? “Quem subiu tem que descer”.

     


     

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