9 de set. de 2023

morrer pelos braços

 

  • Abrimos os obituários dessa família com ele, finalmente ele, será que finalmente ele? Sim, é da raposa que estamos falando. Começou a apodrecer pelos braços, assim como outrem, disse que teve uma melhora recente, mas mesmo assim era/é uma vela acesa. Será que a raposa morre pelos braços? Se esse é o caminho mais fácil para essa estrada finalmente se dividir em duas, sim eu quero.

     

    II

     

         Eu acho que é um fenômeno parecido com o que acontece com os animais domésticos os quais os donos optaram por ter apenas um animal, aquele não tem contato com outros animais, quanto tem os repudia. O veterinário me explicou uma vez, é muito simples, se o animal só vê seres humanos vivendo em sua volta, logo ele pensa que também é um ser humano.

         Pois bem, essa longa introdução serviu para dizer que a mídia “vendeu” para a classe média (alta e baixa) a ideia de que essas pessoas podem ser iguais aos ricos protagonistas das novelas ou os americanos suburbanos que tem casas com gramados na frentes e não tem portões, ou as pessoas que moram no Alphaville. Aliás, elas acreditam cegamente que podem se tornar iguais aquele classe altíssima fazendo-as até tomar parte. É em parte, o que explica, o que explica tanta gente pobre, preta, preta, gay, votando na direita.  É o mesmo caso do animal doméstico, é como se alguém precisasse dizer a ele “Você não se enxerga”?

     

    III

     

         Demitiram a Pia Sundhage. Não por ela merecer (ela tinha contrato até o final de 2024), mas por causa da imprensa leiga, da opinião pública mais leiga ainda, da Cristiane. Aliás, antes da desclassificação da copa, ninguém nunca se importou que a Cristiane não estava sendo convocada. Uma técnica do nível da Pia é difícil de se encontrar no mercado... o que a CBF fez? Contratou o técnico do Corinthians (uma mudança um pouco radical). O pior é que faz sentido, a seleção feminina obteve seus melhores resultados com técnicos ruins, o que significa que elas são indisciplinadas, elas jogam do jeito que elas querem, são talentosas, mas são indisciplinadas, ou seja, não dá pra saber o que esperar delas.

         A seleção foi desclassificada da última copa por não conseguir vencer a Jamaica, mas durante a preparação, empataram em 1x1 com as espanholas, campeãs mundiais dentro da Espanha em um estádio lotado. O primeiro jogo do Brasil sob o comendo da Pia foi contra a Inglaterra, vice-campeãs mundiais, dentro da Inglaterra e o Brasil venceu por 2x1, ou seja, elas podem vencer qualquer seleção em qualquer lugar e também podem perder para qualquer seleção em qualquer lugar.

     

    IV

     

    Madonna. Brasil. Novembro de 1993

     


    Que preguiça ver artistas gringos (e até brasileiros) se apresentando com a camisa amarela da seleção brasileira de futebol no THE TOWN. A Madonna teve essa mesma ideia no show que ela fez no Brasil em 1993! Falta tanta originalidade assim aos artistas para copiarem isso até hoje? O pior é que quando a Madonna vestiu a camisa amarela no palco, ela representava SOMENTE a camisa da seleção brasileira de futebol. Hoje, ela representa a extrema direita no Brasil. Será que os artistas gringos não sabem disso ou fingem que não sabem? Os artistas brasileiros alienados, com certeza sabem. Se os artistas ainda querem usar essa ideia desgastada de homenagear a seleção brasileira de futebol nos palcos, por que não fazem de uma maneira responsável? Usando a camisa do uniforme dois (que é azul), por exemplo?

     

    V

     

    A Anitta é uma desclassificada. Ponto pacífico. Mas a gravação que ela fez para o tema do Fantástico ficou dulcíssima, eu adorei. Queimou a língua? Assopra.

     

    VI

    “Pretty Man”

     


    Pretty man, you don’t see them down the street
    Pretty man, the kind I like to kid
    Pretty man I don't believe you, you're not the truth
    No one could look as good as you, mercy

     

    Pretty man won't you pardon me
    Pretty man I couldn't help but see
    Pretty man that you’re eyes are devilish as can be
    Are you lonely just like me

     

    Pretty man he’s away a mile
    Pretty man I youdn’t waste a dime
    Pretty man give your bad boy face to me
    Pretty man yeah, yeah, yeah
    Pretty man write to me

    When I asked you marry me please

    Pretty man say you'll stay with me
    'Cause I need you, I'll treat you right
    Come with me baby, be mine tonight

     

    Pretty man don't go on by
    Pretty man don't make me cry
    Pretty man don't go away, hey, OK
    If that's the way it must be, OK
    I guess I'll turn it off, it's late
    It’s the reason I’d rather be rich

    To make you good and mary me
    Oh, oh, pretty man.

     

    (Roy Orbison/Versão: Hugo Guimarães)

     

    VII

     

    A novidade: meu próximo romance (inédito), que se chama "POCO" está disponível na Amazon em formato e-book pela bagatela de USD 5,00 (What a feel).

    Na verdade, o fiz porque a Amazon colocou essa condição para habilitar os livros a participarem do prêmio Kindle de literatura desse ano (Se não me engano, todos os anos fazem assim). Caso queiram ler "POCO", muito antes de ele ser lançado es mucho! Essa é a foto que eu tirei para a capa do livro, não ficou uma gracinha?

     



     

    O livro está disponível neste link link https://www.amazon.com.br/dp/B0CH1S9JBH




     

    VIII

     

    “Help me, Mary”

     


    IV

     

    Sejam bem-vindos!

     

    Quer atenção?           

    Seja um cachorro perdido

    Nos braços de um bombeiro fortão

    Nas enchentes da Bahia

    Ou de Minas Gerais.

     

    (Hugo Guimarães)

     

    “Elegia 31 de agosto de 2015”         

     

    Está perguntando por que estou aqui?

    Estou aqui já que você também está aqui e Deus:

    Como está aí embaixo, pedaço de lixo? E eu:

    Bem, até; 31 graus sem nuvens.

     

    (Hugo Guimarães)

     

    *Menina veste preto. Menino veste preto.

    *Se for comparar eu e meu ex-namorado, eu era a Madonna e ele era a SaraJane

    *Alguém não achava graça quando aqueles idiotas começaram a achar legal a salva de pedras.

    *O que eu quero que escrevam na minha lápide? “Quem subiu tem que descer”.

     


     

    XXXX


Nenhum comentário: