11 de out. de 2010

ONIBABA - A MULHER VELHA DEMÔNIO

   fui demitido pelo chinês feioso para qual eu trabalhava. o filho de puta o fez simplesmente por eu reclamar dos benefícios. adoro. a ociosidade me fez comprar 8 dvd´s, assisti 4, o 2º foi este 'ONIBABA - a mulher demônio' lançado em dvd no brasil pela paragon pictures com a capa mais sem graça de todas as disponíveis. o pôster que ilustra essa postagem é da edição americana do dvd. ONIBABA, literalmente, significa 'a mulher velha demônio' e não somente 'a mulher demônio'.

   pois bem, este é um dos vários filmes de terror clássico que eu não conhecia e que são vendidos pela bagatela de R$ 45,60 pela livraria cultura. sai bem mais barato comprar a edição americana da criterion collection por USD 17,00 porém a droga da minha conta na amazon está inativa, cancelada, acabada, alvejada, proibida, bom...

   este aqui, eu tomei conhecimento pelo meu livro de posteres de filmes de horror, que junto com o kwaidan, ringu e audition, ilustrava a parte de cinema oriental do livro. antes de ver o onibaba, detestava cinema oriental. achava os orientais muito sem graça, sem expressão, sem emoção. eu tinha visto o 'kwaidan' anteriormente e foi preciso paciência para aguentar os 160 minutos do filme. mesmo ele sendo de uma beleza estonteante, extremamente bem filmado, sons assustadores, cores impressionantes e blablabla não é o tipo de filme de agrada plenamente um fã do 'o massacre da serra elétrica' do tobe hooper.

   também detesto filmes de época, quase desisti da compra do dvd ao ver que a história se passa no século 14.

  pois bem² comprei o dvd do onibaba pela história macabra me chamar a atenção: uma japinha muito da malvada que arquieteta um plano diabólico para manter a companhia da nora, depois que seu filho morre na guerra. pelo pôster com essa assustadora figura presa em uma máscara, há de se imaginar o que acontece á ela. ONIBABA começa com seu canavial até a câmera se dirigir ao buraco negro onde as duas protagonistas, nora e sogra, jogam os corpos de suas vítimas, a fim de sobreviver da venda de seus pertences. até o título aparecer, há uma narração de um texto existencialista. a música é pesada e nem um pouco clássica. típica introdução de filme de arte. eu adoro filmes de arte.

   não há recriação de época. o filme se passa totalmente no meio do mato, onde as protagonistas se escondem da guerra e tentam sobreviver. elas sobrevivem exatamente ao fazer armadilhas á guerreiros perdidos no mato e vender suas armas e vestimentos a troco de comida. certo dia, um dos homens que acompanhavam o filho da velha demonia haha se instala nas próximidades da cabana e desperta a atenção da japinha que perdera seu marido na guerra.

   temendo a solidão, a fome, a morte, o desaparecimento, a velha tenta de todas as formas impedir o relacionamento dos dois, até o dia em que recebe uma visita horrível: um guerreiro perdido com uma máscara tenebrosa. ao mostrar o caminho de kyoto á ele pelo canavial, ela naturalmente o faz cair no buraco negro onde todos os outros caíram. ela então, coloca em prática o seu 'plano diabólico' ao roubar a máscara. com ela, no meio da noite, assusta a japinha em seu caminho para fazer amor com seu novo amante. a imagem da mulher com a máscara no meio da noite, naquele canavial é uma das mais assustadores imagens de filmes de terror que ja ví. mais ainda que o conde drácula levantando-se em 'nosferatu' de murnau, mais ainda do que a aparição do frankenstein, mais ainda do que o personagem desmascarado no primeiro 'o fantasma da ópera'. porém, depois de algumas 'intervenções' a máscara fica presa ao seu rosto.

   li uma crítica, uma interpretação de ONIBABA que dizia que ele contava a história de uma mulher traída por sua própria inveja. eu não consegui ver dessa forma. acho que uma mulher velha morreria de fome sozinha naquele mato, naquele nada. o filme na verdade é existencialista. é sobre o medo, o terror do abandono, o terror de desaparecer em meio á também, a inveja da juventude e da beleza, observando sua bela nora a abandonar com o viril guerreiro que ela mesma ofereceu-se antes para o matrimônio. no final, livre da máscara, com o rosto deformado, a mulher velha demônio corre pelo canavial gritando 'eu sou um ser humano, eu sou um ser humano'.

   ONIBABA é um filme de terror assustador, é um filme de arte denso com uma fotografia maravilhosa e os atores sim, são bastante expressivos. ONIBABA entrou para a lista dos meus favoritos de terror de todos os tempos. não dos top 10, mas dos top 20 com certeza.

   é um filme japonês, se fosse chinês jamais veria. aliás odeio os chineses depois de conhecer esse último que me demitiu e, o starbucks não deveria importar da china as suas lindas canecas que são vendidas por R$ 39,00. por esse preço eles poderiam importá-las da europa e, deixaram de vender uma caneca para esse simpático portuguesinho que os escreve.

   só para constar: 'alice sweet alice' (1976) e 'o exorcista 2 - o herege' (1977) são dois dos dvd´s que comprei e são ruins para cacete. não deixe de perdê-los.

Um comentário:

Unknown disse...

APRENDA A COMPRAR DIRETO DA CHINA

Você gostaria de comprar Produtos Direto da China ?
Gostaria de comprar produtos com até 80% de Desconto ?
Quer Aprender a vender esses produtos em sites de leilão
sem ter que pagar nada por isso, "basta se cadastrar e vender" ?
Quer aprender a Ganhar Dinheiro na internet Dia e Noite sem parar?

Comprar celular muito barato, compre ipads, compre da china, compre dos EUA,
exemplo: produtos vendidos na china por 11,00 são vendidos aqui no Brasil por
99,00 na internet, aprenda a importar da china , visite nosso site:
http://www.onlinerenda.com.br/importar-da-china.htm