9 de mai. de 2011

PRIMEIRA RODADA

'você transmite doenças?' 'olha lá... não vá me transmitir nenhuma doença!' eu costumava a dizer para esse doce animal acima. ao contrário do que pessoas velhas insinuaram, essa gatinha jamais me transmitiu doença alguma. quem tranmite doenças são as pessoas e os MOSQUITOS!

eu pretendia publicar antes essa postagem, mas acordei na última quarta feira com todos os sintomas da dengue, e permaneci bastante debilitado até sábado.

não, não é a rodada de doha. alías, por falar em doha, no último dia 6 tivemos a primeira etapa da samsung diamond league de atletismo, um grande evento. se você não prefere ver o retardado do neymar fazendo malabarismos com a bola, vale a pena conferir: http://www.iaaf.org/

nessa primeira rodada de leituras no sesc campinas,  o comparecimento ainda foi bem abaixo do que eu estava esperando. as pessoas não conheciam os tópicos que eu propûs, não acessaram a programação no site e também não trouxeram textos ou obras para discussão. isso fez com que o evento ficasse mais informal ainda ( o que gosto bastante ). falei sobre o 'balé ralé' do marcelino, sobre o catálogo da DIX, e até um pouco sobre o Riot ( que está previsto somente para os dois últimos encontros ).

as duas horas do evento também serviram para uma série de outros debates, sobre a indústria literária principalmente. havia um escritor, o hamilton, que dizia que essa indústria devia ser combatida por nós escritores que não somos 'produtos', nós que somos artistas. eu disse que a educação é a única forma de 'mudar' a indústria dos blockbusters, elevar o nível intelectual dela. para isso, acho que os professores devem adotar cada vez mais obras contemporâneas com crianças e adolescentes, para que eles possam enxergar o mundo que eles vivem nos livros que lêem, e não o rio de janeiro do século dezoito.

tivemos um professor na roda também. ele comentou sobre um experimento de criatividade que fez em sala de aula, baseado em uma passagem do livro da bruna surfistinha em que um cliente pede para ser fistado. esse experimento foi feito com crianças de quinze anos. acho fantástico.

também tivemos uma artista plástica fofíssima, que se mostrava extremamente interessada em todas as obras disponíveis, todos os assuntos levantados. ela ficou curiosíssima quando comentei sobre o jornal 'o lampião da esquina' amanhã vou levar algumas cópias digitalizadas para ela.

traiu ou não traiu? sim, até isso discutimos.
atá a próxima rodada. beijos.

Nenhum comentário: