1 de nov. de 2013

MIMI ABANDONA UM CACHORRO



terminou ontem a 37a mostra internacional de cinema da nossa cidade.

fora os disabores causados por seguranças da faap que agem como cães de guarda e a mesma faap tratar visitantes como cachorros; fora a mostra continuar cometendo “falhas de comunicação” ao começar vender ingressos antes do horário correto e prover a um espectador a amargura de chegar na sala com duas horas de antecedência e não conseguir ingresso; fora a costumeira mania de testar equipamentos 50 segundos antes de a sessão começar (esse ano fui á duas sessões canceladas); fora as sessões do cinusp terem sido mudadas para o autidório mindlin na mesma usp (onde ninguém sabe informar onde fica); fora tudo isso, esse foi o saldo;

consegui ver 17 dos 60 filmes que queria ver.

L

estou cansado. não vou á repescagem.

veja o meu top ten:


01. O ILUMINADO (USA, 1980,Dir: stanley kubrick)

É até injusto comparar kubrick com qualquer outra coisa dessa mostra. É até redundante dizer que este é um filme perfeito, irretocável. Vi em uma sala grande, confortável, na front row. Um crítico disse uma vez nos anos 90 que ‘talvez kubrick seja perfeccionista e cerebral demais para o gênero terror, mas sem dúvida realizou um dos grandes clássicos do gênero’. Você também não concorda?                                 
  
02. MOUTON (FRA, 2013, dir: marianne pistone/gilles deroo)                                   

Mouton é um jovem com problemas mentais que trabalha em um restaurante em uma cidade litorânea e que jamais quer voltar a ver a mãe. Após uma trágica festa local, a vida de mouton não será mesma. Filme esquisitíssimo, nada obvio e com um final macabro. Tudo é retratado de uma forma didática, a esquisitice do povo francês, a crueldade de se ainda comer carne animal, o descaso com os animais vivos. a frase título deste post é desse filme. Mouton para mim, é um exemplo de como um filme pode mudar a sua vida.


03. EM NOME DE... (POL, 2013, dir: malgoska szumowska)                    

Esse é um filme gay polonês. Sobre a já bastante explorada hipocrisia da igreja católica, sobre como padres usam roupas de grife por debaixo da batina. Sobre o fato de padres se masturbarem na banheira depois de abastacer uma fila com óstias. Sobre o fato de que padres são gays e infelizes e que quando não estão vestidos de preto, são como todos nós. Porém, esse filme traz o lado do padre, não o culpa. O padre também é uma vítima.


04.O BACANAL DO DIABO E OUTRAS FITAS PERDIDAS DE IVAN CARDOSO  (BRA, 2013, dir: ivan cardoso)     

“esse é o pior filme da mostra, nem sei porque vocês vieram ver... foi feito sem um centavo do governo, como dinheiro meu mesmo...” e cinicamente disse “o que os outros tem que eu não tenho?” (...) essas foram palavras do ivan cardoso, diretor do filme presente na sessão. Nunca tinha visto um filme dele e me surpreendi. Ele é tão talentoso e despojado quanto mojica. Logo chegará a hora dele também, a hora em que o trash vira cult!


05.BATANG WEST SIDE (FIL, 2001, dir: lav diaz)                         

Eu não podia mesmo morrer sem conhecer lav diaz. Muita gente já ouviu falar, conhece sua trajetória, mas dificilmente encara seu filmes longuíssimos. Eu encarei. Este tem 05 horas. 10 minutos de intervalo. Valeu e pena. Vale a pena. Lav diaz é muito talentoso. As 05 horas não foram cansativas. Batang west side é bastante melancólico, mas não é cansativo. Você gasta muitas horas com coisas muito inúteis, por que não gastar algumas horas conhecendo o lav diaz?


06.PAAT (IRA, 2013, dir:amir toodeh roosta)

Paat é um pastor alemão abandonado pelo dono e obrigado a encarar a cidade grande onde no irã, não é permitido ter um animal de estimação. O filme acompanha os personagens que adotam e logo abandonam paat. O interessante não são as histórias dos personagens, mas o próprio paat.


07. LA PARTIDA (2013, CUB, dir: antonio rens)                 

Filme gay cubano sobre o improvável amor de dois jovens jogadores de futebol, muito pobres, na pobríssima cuba. Aqui são mostrados tabus em que garotos de programas que são sustentados por homens não se acham gays, que garotos mesmo tendo tesão por outros garotos e invariavelmente ficam com outros garotos não se consideram gays, que garotos se prostituem em cuba com turistas homens espanhóis e são encorajados pelas mães, pelas namoradas a fazer isso. Esse cenário impossibilita o amor entre dois garotos e desemboca no final trágico.

08.ZORAN, MEU SOBRINHO, O IDIOTA  (ITA, 2013, matteo oleoto)                                     

Zoran é um filme italiano e uma comédia. Não gosto nem de cinema italiano nem de comédia, mas gostei de zoran. A melhor atuação que vi nessa mostra foi do gordo, tio do zoran. Fora a melhor atuação que vi, o personagem do tio do zoran também foi um dos melhores que vi. Ele, preso em sua obesidade, em seu vício com álcool, em seu costume de decepcionar pessoas. Ele, preso nele mesmo.
E é uma comédia.

09.ANA ARABIA (ISR, 2013, dir: amos gitai)

“O diretor está visitando a nossa biblioteca e a sessão irá atrasar alguns minutox” disse o monitor da mostra. Valeu a pena esperar e ouvir o que amos gitai tinha a dizer. Nem os 45 minutos de atraso da sessão, nem o meu extremo cansaço que me levou a dormir por 10 minutos no meio da sessão, nada disso tirou o brilho de ana arabia.


10.TOM NA FAZENDA (CAN, 2013, dir: xavier dolan) 

É injusto diminuir o talento do xavier só porque ele é muito belo e muito sexy. Ele é sim bastante talentoso e merece o sucesso que tem. Talvez esse seja o segundo melhor filme dele, mas gostei bem até. O final pretende ensinar algo que posso ou não ter aprendido, que posso ou não ter entendido.

até o ano que vem!


XOXO

Nenhum comentário: