finalmente acabou a mostra de cinema de são paulo deste ano. digo finalmente porque ela foi longa, os filmes foram longos, até mesmo os de 60 minutos.
fiquei bastante confuso pois esperei muito pelo começo dessa mostra. essa é a época que mais vou ao cinema, e o único evento anual que compareõ religiosamente.
confuso porque estive bastante baixo astral em quase todos os dias da mostra, especialmente nos últimos. é que eu observo um scanner enquanto canto 'lilac wine' da nina simone há um mês.
durante as projeções, acabei pensando mais na minha própria vida do que gozar com as projeções, coisa que eu fazia mais plenamente.
ainda assim, viajei para muitos lugares nessa mostra. em uma poltronona. periferia de buenos aires, oslo, islândia, sul da frança, alemanha, kentucky... mas o filme que eu mais gostei mostrava apenas um palco escuro. vejam meu top ten:
10. Bruta Aventura Em Versos ***
(Brasil, 2011) Dir: Letícia Simões
Não pensei que eu fosse colocar um documentário no meu top ten. mas esse, além de ser sobre uma poeta suicida, a ana cristina césar, tem uma profusão de imagens e textos que achei interessante. tanto que comprei um livro da ana um dia depois dessa projeção. Dei três estrelas por um simples motivo: quase não falaram sobre o suicídio dela, e tenho certeza que esse era um tópico que levou muitas pessoas ao cinema. eu por exemplo.
09. Ela Não Chora, Ela Canta ***
(Bélgica, 2011) Dir: Philipe Pierpont
Essa foi uma das sinopses que mais me chamou a atenção por causa do personagem. Laura também tem 27 anos, odeia o pai e quando ele sofre um acidente e entra em coma, ela o visita no hospital frequentemente para despejar nele todos os ressentimentos. Laura depois de dizer tudo o que queria a seu pai, o descobre de seu lençol e vai embora. Eu não odeio mais meu pai, por isso dei 3 estrelas.
08. Os Gigantes ****
(Bélgica, 2011) Dir: Bouli Lanners
Esse é um filme sobre garotos abandonados por seus pais nas férias de verão. Também é um filme sobre abandono naturalmente. O interior da Bélgica não é feio, nem abandonado. Mas saquei sobre o que era o filme quase no final dele. É um filme sobre a natureza virgem. É belo e é natural.
07. A Decisão ****
(China, 2011) Dir: Jinkai Liu
Liu Xu é um filme documental, sobre uma China que a maioria das pessoas não conhece, onde é possível ser expulso de uma faculdade pelo simples fato de ter engravidado. Liu Xu também é uma das personagens mais fortes que vi nessa mostra, tentando evitar sua expulsão com muita teimosia. Eu também não conhecia o estilo de cinema feito na China, muito direto, muito objetivo. No final, Liu Xu não escapa de seu destino, nem ela, nem seus peixinhos.
06. Oslo 31 de Agosto ****
(Noruega, 2011) Dir: Joachim Trier
Esse é o segundo filme do Joachim que vejo. O outro foi 'Reprise', era um filme sobre escritores. Esse, é sobre um dia na vida de Anders, um viciado que tem um dia free do rehab para ir á Oslo fazer uma entrevista de trabalho. Gosto dos diálogos e da forma que o Joachim explicou o momento em que se injeta heroína. Ponto pra ele.
05. Jess + Moss ****
(Estados Unidos, 2011) Dir: Clay Jeter (presente na sessão)
Jess and Moss é mais um documentos sobre a America 'outskirts' ou 'out of town'. Ele se passa no interior do Kentucky e acompanha a amizade entre Jess e Moss, uma garota grande e um garoto pequeno, os quais pais eram supostamente amigos próximos. A influência de Harmony Korine é claríssima, e mesmo eu já tendo visto um 'Gummo' na vida, deu para curtir muito o Jess + Moss.
04. Margens ****
(França, 2011) Dir: Armel Hostiou
Esse, eu vi o trailer antes de ir ao cinema, e achei bastante sedutor. É sobre um 'desejo' compartilhado pelos três personagens. O filme definitivamente não deixa claro qual é esse 'desejo', ou deixa claro demais, depende do ponto de vista. O que me passou, foi um desejo de morte muito forte, mas o final, achei incompreensível até agora. Mas é um filme instrospectivo e belo, como eu gosto.
03. Ócio ****
(Argentina, 2010) Dir: Alejandro Lingenti, Juan Villegas
Ócio acompanha a vida de deliciosos garotos adolescente argentinos no suburbio de buenos aires. Como o filme não é um soft porn, naturalmente ele tem de ter mais do que isso. Esses adolescentes são pobres, não tem trabalho e apanham constantemente. É um filme pessimista e realista. E delicioso.
02. Malditos Garotos ****
(Suécia, 2011) Dir: Shaker K. Tahrer
Malditos Garotos conta a história de três garotos, e como eles tomam decisões erradas. Um se enforca, o outro mata o avô e o outro põe fogo na casa do pai. Esse foi o primeiro filme da mostra que me fez sentir alguma coisa. Um dos garotos, é o patrik de 'patrik idade 1,5'.
01. No Lugar Errado *****
(Brasil, 2011) Dir: Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diogenes, Ricardo Pretti (presentes na sessão)
Esse é baseado em uma peça de teatro e se passa encima de um palco. Filmado em preto e branco, com apenas quatro personagens em uma linguagem propriamente teatral. Uma valiosa lição de como se tirar sangue de pedra. De longe meu favotiro da mostra.
até o ano que vem.
9 de nov. de 2011
26 de out. de 2011
ÓCIO
não sei se não ter um ofício é um ócio, vendo 'ócio' meu primeiro filme desta mostra. esse é um filme escuro, frio e introspectivo, com adoráveis adolescentes argentinos imersos na pobreza e no desemprego.
na idade média, eu era um garoto alto e malvado, estuprando e passando sífilis para garotinhos pequenos e inocentes. agora, eles renasceram como meu pai, chefe e chefes, despachantes...
eu quero fazer uma fortuna na loteria
eu quero poder me alimentar somente de sorvete
eu quero que os onze jogadores da seleção argentina de futebol sejam meus escravos sexuais
e que me amem.
eu que fazer tatuagens no meu rosto
eu quero tomar o máximo de benzodiazepínicos que eu puder
eu quero bater o recorde mundial do salto em distância
eu quero fazer cirurgias plásticas no rosto
e ser amado.
a vida real é tão distante dessas utopias que eu estranhamente entendo porque estranhamente fiquei frio em frente ao meu primeiro dia de mostra de cinema de são paulo.
essas utopias foram ditas por uma personagem do filme 'oslo 31 de agosto' e as utopias dela não eram lá as mesmas que as minhas, claro. essa foi minha segunda experiência com o cinema norueguês, com o mesmo diretor.
xxx
garota delicada e loura lê seu próprio livro de poemas nas mãos:
pessoas normais, pessoas felizes, não deveriam se meter com arte. ela pertence aos esquisitos, loucos e excluídos. ela pertence a nós.
ana cristina césar:
o que importa discutirem sobre mim agora que estou morta?
hugo guimarães:
o que importa discutirem sobre mim quando eu estiver morto?
XOXO
na idade média, eu era um garoto alto e malvado, estuprando e passando sífilis para garotinhos pequenos e inocentes. agora, eles renasceram como meu pai, chefe e chefes, despachantes...
eu quero fazer uma fortuna na loteria
eu quero poder me alimentar somente de sorvete
eu quero que os onze jogadores da seleção argentina de futebol sejam meus escravos sexuais
e que me amem.
eu que fazer tatuagens no meu rosto
eu quero tomar o máximo de benzodiazepínicos que eu puder
eu quero bater o recorde mundial do salto em distância
eu quero fazer cirurgias plásticas no rosto
e ser amado.
a vida real é tão distante dessas utopias que eu estranhamente entendo porque estranhamente fiquei frio em frente ao meu primeiro dia de mostra de cinema de são paulo.
essas utopias foram ditas por uma personagem do filme 'oslo 31 de agosto' e as utopias dela não eram lá as mesmas que as minhas, claro. essa foi minha segunda experiência com o cinema norueguês, com o mesmo diretor.
xxx
garota delicada e loura lê seu próprio livro de poemas nas mãos:
pessoas normais, pessoas felizes, não deveriam se meter com arte. ela pertence aos esquisitos, loucos e excluídos. ela pertence a nós.
ana cristina césar:
o que importa discutirem sobre mim agora que estou morta?
hugo guimarães:
o que importa discutirem sobre mim quando eu estiver morto?
XOXO
14 de out. de 2011
IDIOTICES
quarta feira última fui ver 'os idiotas' (idioterne) do lars von trier na mostra dele que está tendo na cinemateca aqui em são paulo.
ver o mundo por uma tela... ver a dinamarca por uma tela; idiotice ou não, estive lá bebendo café com açúcar mascavo de novo.
alguém marca o cinema com você e não aparece.
o banheiro da cinemateca tem uma acústica incrível. e não há concertos por lá.
até o meu toque de celular do sr. madruga, do kiko, soa como um trombone por lá.
idiotice...
é o quarto filme dele que vejo. continuo amando-o.
os idiotas é sobre um grupo de pessoas que finjem ser retardados mentais e se aproveitam disso para tirar pequenas vantagens e para exercer o instinto de "pirar".
fora a história que já é suficientemente interessante, este filme foi feito nos padrões dogma 95: câmera na mão, sem iluminação artificial, sem trilha sonora incidental.
precisamos nos juntar para pirar. você não pode pirar com a sua família. nem na reunião do seu trabalho. expiremente fazê-lo. se fizer, você pirou de vez, mesmo.
acho uma questão delicada de expressão corporal. sempre incompleta.
mais um ponto para o lars.
ontem, estive no cine sesc na 6ª mostra de cinema e direitos humanos na america do sul. antes de ver o lars, tomei um livreto sobre a mostra disponível em uma das mesas> vi várias sinopses interessantes e ontem vi dois curtas e um longa.
'garoto barba' é sobre um garoto que tem barba ainda criança devido a uma anomalia. a história é muito boa, mas contada de uma forma... idiota. dei duas estrelas.
'assunto de família' é um filme gay. mais excitante do que os filmes do brent corrigan, mas com uma fotografia escurecida linda, e uma cena de beijo inesperada e belíssima. dei cinco estrelas.
'copa vidigal' é mais um filme sobre favelas. tem mais palavrões do que todos os episódios do hermes e renato juntos. é divertido, mas não tem nada de mais. dei três estrelas.
bjokas.
ver o mundo por uma tela... ver a dinamarca por uma tela; idiotice ou não, estive lá bebendo café com açúcar mascavo de novo.
alguém marca o cinema com você e não aparece.
o banheiro da cinemateca tem uma acústica incrível. e não há concertos por lá.
até o meu toque de celular do sr. madruga, do kiko, soa como um trombone por lá.
idiotice...
é o quarto filme dele que vejo. continuo amando-o.
os idiotas é sobre um grupo de pessoas que finjem ser retardados mentais e se aproveitam disso para tirar pequenas vantagens e para exercer o instinto de "pirar".
fora a história que já é suficientemente interessante, este filme foi feito nos padrões dogma 95: câmera na mão, sem iluminação artificial, sem trilha sonora incidental.
precisamos nos juntar para pirar. você não pode pirar com a sua família. nem na reunião do seu trabalho. expiremente fazê-lo. se fizer, você pirou de vez, mesmo.
acho uma questão delicada de expressão corporal. sempre incompleta.
mais um ponto para o lars.
ontem, estive no cine sesc na 6ª mostra de cinema e direitos humanos na america do sul. antes de ver o lars, tomei um livreto sobre a mostra disponível em uma das mesas> vi várias sinopses interessantes e ontem vi dois curtas e um longa.
'garoto barba' é sobre um garoto que tem barba ainda criança devido a uma anomalia. a história é muito boa, mas contada de uma forma... idiota. dei duas estrelas.
'assunto de família' é um filme gay. mais excitante do que os filmes do brent corrigan, mas com uma fotografia escurecida linda, e uma cena de beijo inesperada e belíssima. dei cinco estrelas.
'copa vidigal' é mais um filme sobre favelas. tem mais palavrões do que todos os episódios do hermes e renato juntos. é divertido, mas não tem nada de mais. dei três estrelas.
bjokas.
11 de out. de 2011
RELÓGIOS DE PULSO NOVOS
vou pegar um cafezinho, três colherzinhas de açúcar, dois copinhos de plástico, cantando... vislumbrando estar já morto pagando por desejar tanto a morte estando aqui, sentindo a minha pele. será que eu vou ficar aqui para sempre?
'now the drugs don´t work and I´ll never see your face again' lembra do verve? do ashcroft? eu não consigo cantar a segunda parte, a da face, o lítio não funciona e eu não tolero mais a minha própria face.
eu quero tanto chorar que eu quero que o mundo chore também. eu quero fazer chover. o mundo escurece e não chove.
mais um homem lindo te masturba e você nunca mais verá a face dele.
fora desse tempo todo que a vida leva de você como se separa um bebê de uma mãe, eu e meus pais fomos ao shopping center comprar relógios de pulso novos e tomar sorvetes novos. eu fitei todos aqueles relógios, dezenas e centenas deles e eu não consigo aceitar que heverá pulsos para todos aqueles relógios, cabeças para pensar em colocar pulsos neles.
sorvete. lembro que ser um escritor é como construir um prédio de blocos de sorvete; sempre somente o topo fica firme, a base sempre te envergonha, você sempre terá vergonha do que você escreveu. está derretendo neste momento.
fora desse tempo todo, eu tenho planos de cozinhar fettuccine de cenoura, assá-lo, colocar molho nele.
(...)
mais uma vez não escrevi sobre 'gummo' de harmony korine. ás vezes eu não cumpro as promessas.
XOXO
6 de out. de 2011
MEDO DA RESPIRAÇÃO
após ingerir um comprimidinho vermelho que deveria me ajudar a dormir, estranhamente observo minha respiração cada vez mais difícil, todos os dias.
após virar esquinas e postos de gasolina, estranhamente começo a me sentir como um correspondente da guerra civil, por notícias de sangue e fraturas.
após questionar o quanto não mereço viver, concluo que você também não merece.
após desenrolar uma parte de cérebro que tinha um nó dentro da minha cabeça, esclareço que homossexualidade não é uma identidade, mas uma prática sexual apenas.
após decidir pela castidade, deixarei de existir se eu afirmasse ter uma 'identidade' homossexual?
seres homossexuais não existem. assim como o amor não existe>'é apenas algo que as pessoas fazem'< serve para as duas frases.
respiro melhor.
homofóbicos agridem pessoas, não práticas sexuais. creio que a prática de sexo entre pessoas do mesmo sexo não incomode neo nazistas e homofóbicos afins, o que os incomoda é o comportamento afeminado e a demonstração do afeto em público.
ou nem isso. talvez os simpatizantes do querido hitler aqui no nosso país, apenas pensam que precisam fazer certas coisas para se auto afirmarem. o ódio então, nem é o principal.
após:
após gelo, pontos e gesso, as feridas saram-'os garotos precisam liberar os hormônios de alguma forma'.
após ver o quanto não me importo, decidi não ser um ativista.
da próxima vez, juro que escrevo sobre o 'gummo' do harmony korine.
XOXO
4 de out. de 2011
OH LARS...
o contrário insiste.
sabes quando estás só e queres ejacular o mínimo possível para não se sujar? é exatamente aí que levas um banho, mas quando queres mostrar isso a outro cidadão... mal consegues sujar a mão.
esse é um pequeno paralelo.
insiste.
nesse singular momento em que possuo saúde, trabalho, família, amigos, animal de estimação... eu penso no que diabos vou fazer até chegar a mostra de cinema de são paulo deste ano. não dá para pular o tempo?
um grande paralelo:
justine e claire tomam café da manhã no jardim esperando o planeta melancholia se chocar com a terra. o que acontece até lá? nada. melancolia.
um exemplo de como lars von trier esta 'in' por aqui, é a mostra dedicada á ele que começou hoje na cinemateca em são paulo. 'in' por aqui e por toda parte, talvez só até ele dizer que 'entende hitler' em cannes.
kirsten dunst em seguida, comenta desolada 'oh lars...'
meu 'oh lars...' é um 'oh lars...' de suspiro. algo como 'oh my god, lars! o yeah!'. bem, vi três filmes do lars> dançando no escuro, o anticristo e melancholia. amo os três e terei chance de ver mais nessa mostra.
oh! é o que há para fazer antes da mostra internacional de são paulo: a mostra do lars.
http://www.cinemateca.org.br/
post longo demais novamente.
'oh, hugo...'
no próximo, talvez postarei sobre 'gummo' do harmony korine.
XOXO
sabes quando estás só e queres ejacular o mínimo possível para não se sujar? é exatamente aí que levas um banho, mas quando queres mostrar isso a outro cidadão... mal consegues sujar a mão.
esse é um pequeno paralelo.
insiste.
nesse singular momento em que possuo saúde, trabalho, família, amigos, animal de estimação... eu penso no que diabos vou fazer até chegar a mostra de cinema de são paulo deste ano. não dá para pular o tempo?
um grande paralelo:
justine e claire tomam café da manhã no jardim esperando o planeta melancholia se chocar com a terra. o que acontece até lá? nada. melancolia.
um exemplo de como lars von trier esta 'in' por aqui, é a mostra dedicada á ele que começou hoje na cinemateca em são paulo. 'in' por aqui e por toda parte, talvez só até ele dizer que 'entende hitler' em cannes.
kirsten dunst em seguida, comenta desolada 'oh lars...'
meu 'oh lars...' é um 'oh lars...' de suspiro. algo como 'oh my god, lars! o yeah!'. bem, vi três filmes do lars> dançando no escuro, o anticristo e melancholia. amo os três e terei chance de ver mais nessa mostra.
oh! é o que há para fazer antes da mostra internacional de são paulo: a mostra do lars.
http://www.cinemateca.org.br/
post longo demais novamente.
'oh, hugo...'
no próximo, talvez postarei sobre 'gummo' do harmony korine.
XOXO
29 de set. de 2011
HEART EXPERIENCE
não há bons relatos ou relatos relevantes sobre usuários do lítio no google. nem no yahoo answers. então resolvi dar uma utilidade a mais para este blog além de mostrar (ou não) a minha capacidade discursiva.
comecei a tomar carbonato de lítio há sete dias, com clorpromazina como agente de equilíbrio e mantendo a fluoxetina. comecei com 600mg/ dia, dividido em duas doses. após um resultado de exame de leticemia de 0,4 (o normal é 0,6 a 1,0), o médico manteve a dosagem inicial como adequada para a dose terapêutica. porém, após sete dias só tenho sentido malefícios e nenhum benefício. os seguintes efeitos colaterais persistem: tremores, tonturas, dificuldade para falar, visão embaçada e problemas na digestão.
além do exame de leticemia, também fiz eletrocardiograma no último domingo e não foi evidenciada intoxicação pelo lítio. por isso, fui orientado a ter um pouco mais de paciência e continuar o tratamento.
o lítio é o mais antigo dos controladores de humor e o mais nocivo também. além dos efeitos colaterais iniciais, ele também prejudica os rins (por isso a necessidade do controle sanguíneo). porém, meu médico novo disse que ele ainda é o melhor de todos. tive um pouco de preconceito (e ainda não tenho um conceito), pois meu médico é um septuagenário. ou seja: médico velho = tratamento velho. mas... espero ter próximos sete dias melhores fisicamente.
sintomas psíquicos são relativos. tenho a sensação de andar como um fantasma, tenho uma sensação anestesiada, como se estivesse prestes a desmaiar. o mundo e a realidade parecem me afetar muito menos (a companhia de pessoas indesejáveis não me incomoda). a libido, que governava boa parte do meu ânimo (seja para escrever ou me auto satisfazer) está bem mais baixa. fazendo um paralelo, ao ir dormir eu me sentia mergulhando em um morango gigante, esperando uma companhia masculina o mais vermelha e molhada possível para me induzir ao sono. agora, eu mergulho no escuro da imensidão do espaço, como um astronauta (essa é a imagem que me faz dormir). e ao final de mais um dia e de questões fúteis como o funcionamento da linha amarela do metrô de são paulo, eu vou para a cama me perguntando: a morte é confortável?
consigo expandir um pouco mais o pensamento exemplificando o meu tesão pelo mathias de zordo. antes eu só conseguia me imaginar sendo soterrado por ele. agora estranhamente o vejo completar o movimento do arremesso. me vejo no meio do campo esperando. o dardo acaba atravessando o meu peito, e esse é o máximo do prazer unindo o sexo e a morte. ai ai...
eu tinha outras coisas para escrever, mas esse post já está longo demais. aliás, nem citei que o título vem de um disco do wry (banda de rock de são josé dos campos que gosto muito). para você que não conhece, baixe 'red shoes' ou compre o compacto em vinil da música 'come and fall', tem na livraria cultura.
XOXO.
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