27 de nov. de 2010

OUR WONDERING DAYS ARE OVER

"vou te cortar, vou te passar"
eu não vivo mais em um mundo onde essa frase foi tombada como tradução de trans. aliás nunca vivi. claudia wonder foi a primeira e única trans que já trocou palavras comigo em toda a minha vida, e ela parecia uma fada, bem longe daquele estereótipo vulgar e ultrajante que a nossa sociedade impressa na tv vende. "os olhos da tv são os seus olhos"
conheci claudia na premier de um filme do lufe em 2006 "beija-me se for capaz". infelizmente, nunca mais voltei a vê-la. ontem fui surpreendido com a notícia da morte dela. fiquei tocado com a forma que ela morreu.

reverendo do mackenzie, afanásio, adolescentes com lâmpadas na av. paulista, riem lamentando o tamanho de seus pênis.

o engraçado é que um pombo defecou na nossa gloriosa claudia wonder, e lhe transmitiu a doença que a matou. o mítico, o clássico, é pensar que merda é uma síntese de condenação. o distinto, é que a merda veio do céu. 'é o que o céu pensa de você' desferem os homens maus.

estou comovido. a merda é um material de um ser vivo. a merda nutre plantas. os coprófilos se perpetuam vendo o mundo de baixo para cima, amam.
estou comovido. essa é uma morte incomum, inevitável e lírica. não há médicos reanimando o corpo, não há pílulas. o céu apenas determinou que era a hora dela, o céu a pegou pelo braço.

reverendo do mackenzie morre lentamente como uma fruta seca que finalmente de estraga. afanásio enfarta com imensa dor. garotos da paulista morrem nas ferragens de uma nave espacial a caminho da praia, vislumbrando a falta dos pés, vislumbrando o irreconhecimento das mãos.

claudia sobe ao céu em gala, de escadas.

21 de nov. de 2010

DANÇAR COM UM LIVRO

hoje é o dia da consciência negra. coincidentemente, também é o aniversário da minha mãe, e sua consciência negra. o triste é que só eu posso vê-la nessa cor, ela não sente culpa. aliás, questiono o significado da palavra consciência, questiono a existência da consciência, afinal as pessoas vivem se perdoando, não é mesmo?

estamos em época de mais uma balada literária. esse é um evento exemplar idealizado e organizado pelo grande marcelino freire. no ano passado fui acordado por ele em uma certa manhã, ele subitamente disse que haveria uma mesa com jovens poetas e me convidou para participar. aceitei imediatamente, sem pensar, porque não podia recusar um convite do marcelino, era uma honra para mim.

subi naquele palco no dia 21 de novembro de 2009 como um peixe fora d´agua, uma novidade. logo percebi que os três poetas que me acompanhavam eram gritantemente diferentes de mim, e que eles não eram "artistas", mas "produtos" do mercado literário. fora esse deslocamento, opino que uma pessoa para subir em um palco deve ter algo para ensinar as pessoas, deve ter algo para compartilhar, além dos poemas, é claro. infelizmente, as poetas que estavam lá estavam mais interessados em serem simpáticos, carismáticos, do que sinceramente, honestamente, tentarem "dar" algo para todas aquelas pessoas que estavam na platéia assistindo.
- a sua mesa foi chata, disse santiago nazarian á mim.
- eu sei.
eu não tenho nada para ensinar para as pessoas. declaro isso com absoluta honestidade. a minha postura legitimou isso, acho. sou apenas um poeta puro que não tem nada para ensinar á ninguém - esse foi meu ensinamento.

analisando a situação friamente, um ano depois, deveria ter dito que eu não tinha livros em casa, meus pais não liam e não lêem absolutamente nada, meu pai fala português intermediário e minha mãe tem um diploma falso. e, diferente da letra de caetano, aqui há muitas livrarias, muitas bibliotecas, muitos livros. o simples fato de um dia na vida eu ter tido a idéia de tocar um lápis em um papel para escrever qualquer texto poético, é uma anomalia, um evento, e sou muito grato á esse momento.

quanto a leitura das outras pessoas, quanto ao mercado literário, acredito que só a legislação pode corrigir a acomodação e a falta de cultura das pessoas em ler blockbusters vazios, ruins e desinteressantes que infestam as vitrines das livrarias. deveria haver uma lei que limitasse ás livrarias á colocarem esse tipo de livro em suas vitrines, e que parte dela, obrigatoriamente deveria conter literatura contemporânea nacional, e não estou sendo ingênuo ao sugerir isso. vamos promover um boicote á stephenie meyer?

quanto á educação, acredito friamente que os professores não deveriam incluir somente literatura pré-histórica em seus planejamentos, mas livros novos de autores vivos também. claro que shakespeare é importantíssimo, claro que a forma com que machado de assis manipula as palavras é belíssima, mas o problema é que as crianças crescem sem saber que hoje em dia, grandes livros continuam sendo escritos e grandes autores existem. a maioria dessas crianças crescem sem saber disso, e quando adultas, não tem motivos para converter tal situação. ou seja, os professores ensinam as crianças que a literatura é algo velho e que não existe mais, assim como os dinossauros.

três amigos meus me perguntaram quando falei da balada literária:
- o que é balada literária? as pessoas ficam dançando com livros?
- não, não ficam.

amanhã é o último dia da balada 2010, não percam!
http://baladaliteraria.zip.net/

15 de nov. de 2010

NORAH ZOMBIE JONES

parabéns, ekaterina gamova. bruxa. sono fatiado para ver uma final de voleibol. acordei finalmente com um grito do narrador quando lioubov sokolova levou uma bolada exemplar no rosto; coincidentemente, curiosamente esse era meu apelido quando eu jogava voleibol: sokolova - isso no tempo em que ela sabia se proteger. no final nathalia disse: 'vamos esperar mais quatro anos, né?' minha gata olhou para mim e disse 'não posso esperar quatro anos. quatro anos são quarenta para mim'. eu posso, mas não sei se quero esperar.

me peguei nessa em uma jornada. em uma desbravação. uma fila imensa, interminável, lenta, que prometia levar á uma deusa, uma heroína zumbi-mãe: norah jones. caracóis e mais caracóis de filas de pessoas para adentrar um parque bastante verde, para ela ligar o piano para cantar 'chasing pirates'. metida, não? meus joelhos não puderam seguir pela fila até o fim, mesmo morto, mesmo zumbi, acho que ninguém conseguiu ver algo além do som, da voz de fada, do píano, das pernas talvez. acho que norah jones não existe, ou existe somente parcialmente como a dona do tom.


norah ainda cantará bastante. o que me entristece muito é jamais ter conseguido ver marion jones.

também fiquei triste por não terem passado o filme do bruce labruce inteiro.

estou bem cansado, como um zumbi.

6 de nov. de 2010

O QUE ESSA PESSOA ESTÁ PRETENDENDO?

  
   finalmente tenho tido dias sem adentrar em uma sala de cinema. a mostra acabou. estou cansado, exausto, estou louco para dormir e acho que vou ficar um tempo sem ir ao cinema. vi 20 dos 35 filmes que queria ver. cada um vê os filmes que pode, não é mesmo?

   o que pretendo com isso? pergunto-me toda vez que entro em uma sala de cinema da mostra. cansei me muito, tenho meio século de vida. meio século de vida fodida. não consigo imaginar a outra metade, pois as nuvens do 'aurora' a cobrem. "o que essa pessoa está pretendendo?" pensei eu sobre o protagonista do filme 'aurora' que no final do filme se entrega á polícia depois de cometer diversos assassinatos para redimir se de si mesmo. esse, junto com o canadense 'ondulação' foram dois dos filmes que me decepcionaram na mostra, nesse último, o pai super protetor opta por nunca matricular a filha na escola, que será então tão estúpida e analfabeta quanto ele. eu me formo no mês que vem na faculdade, estou prestando serviços para uma multinacional finlandesa, deixei de comer chocolates e beber refrigerantes e quero fazer sexo com menos frequencia também; mas não sei bem o que é 'melhorar' e também não sei 'para quê' melhorar. não sei o que fazer, e não sei se substituir o prazer do açúcar, do gás e do sexo me beneficiará tanto ao ficar só com o prazer do cinema, da literatura e do esporte na vida. mesmo com essa mudança ainda estarei sozinho, com dores nas costas e um tanto inútil no mundo, e tenho certeza que ir e voltar da chácara santo antônio todos os dias não me compensará, e não estou falando de dinheiro.

   pois bem, esse é um prazer do homem moderno: o cinema. após duas semanas indo ao cinema todos os dias, tendo de optar entre dois filmes fantásticos muitas vezes, tenho aqui abaixo a minha lista dos dez melhores:

01. Sonho de Duas Passagens *****
(Two Gates Of Sleep, EUA, 2010) Dir: Alistair Banks Griffin
uma fábula sobre a vida e a morte, sobre o certo e o errado. bucólico, exótico, com uma trilha sonora incrivelmente emocionante, apesar dos poucos momentos de sua execução. rico em idéias, detalhes e situações até seu final cruel. um dos finais mais cruéis que já vi no cinema. incrível, valeu por toda a mostra.

02. Clube do Suicídio *****
(Suicide Club, GER, 2010) Dir: Olaf Saumer (presente na sessão)
este é um filme otimista. mesmo com a falta de carisma dos atores e persoangem e uma certa monotonia no começo, as situações inusitadas e o roteiro levam o espectador a apaixonar se por eles durante o filme. nem o final hollywoodiano decepciona. ao contrário, o deixa mais surpreendente.

03. O Estranho Caso de Angélica *****
(POR, 2010) Dir: Manoel de Oliveira
uma aula de cinema proporcionada por um cineasta centenário. mais um filme rico em situações e personagens. a aparente simplicidade da história é justificada em seu terrível final, onde a intolerância aos judeus é expressada em poucos segundos em uma curta encenação com a câmera estática, pasma; também fiquei pasmo.

04. Elvis e Madonna *****
(BRA, 2010) Dir: Marcelo Laffitte
essa é uma comédia deliciosa. tinha de ser para contar uma história tão incomum como essa, e não tem a pretensão de ser um filme de arte. garante o que uma comédia deve garantir: é extremamente divertido e inteligente.

05. Politécnica ****
(Polytechnique, CAN, 2009) Dir: Denis Villeneuve
esse é o que mais se aproxima de um filme de terror (já que não vi nenhum na mostra). bastante violento, mas é extremamente introspectivo e melancólico, o que o aproxima mais de um filme de arte. filmado em preto e branco, o que evidencia ainda mais o contraste do sangue e da neve. os motivos do assassino e as feridas deixadas nos vivos também o diferencia de outros filmes sobre massacres em universidades.


flyer do filme 'arcadia lost' que vi na cinemateca. acho que eu fui o único na sala que sabia que ele tinha exatamente a mesma idéia de um clássico do terror chamado 'carnival of souls' de 1962, que serviu de inspiração para george romero, por exemplo


06. Três Quintais ****
(3 Backyards, EUA, 2010) Dir: Eric Mendelsohn (presente na sessão)
Filmado na mesma formula de 'babel' ou 'magnolia'. porém o conteúdo das histórias não continham fórmula. vi personagens incríveis nesse filme, situações inusitadas também. a garota perdida na selva, que oferece um beijo na bochecha de um homem perturbado em troca de ter uma jóia de volta, quando tudo apontava para um estupro; a mulher negra procurando emprego e morrendo após conseguir e não conseguir o trabalho, e a carona á vizinha famosa banalizando totalmente a fama, são de uma itensidade ímpar.

07. Irmandade ****
(Broderskab, DEN, 2010) Dir: Nicolo Donato
este, tanto pode ser um filme 'gay' quanto um filme sobre nazismo, mas não um filme de nazistas gays. mesmo porque um filme gay nórdico nunca é denso, sempre mostra atores extremamente belos e motivos fálicos. não é o caso deste, que além de oferecer belos protagonistas e cenas extremamente excitantes, aborda a traição do ser humano (gay ou não) e a consequência de uma forma convincente.

08. Sou Terrorista ***
(Ich Bin Eine Terrorristin, FRA, 2010) Dir: Valérie Gaudissart (presente na sessão)
pela sinopse é natural esperar ver um filme sério e introspectivo, mas "sou terrorista" é exatamente o contrário: é uma fábula sobre o comunismo do leste europeu partindo do ponto de vista de uma garota de 11 anos. não é um filme político, contudo. é uma fantasia. uma bela fantasia, aliás.

09. O Outro Mundo ***
(L'Autre Monde, FRA, 2010) Dir: Gilles Marchand
sinopse bastante interessante, filme nem tanto. apesar do começo excelente, com muito suspense, o filme não se desenvolve satisfatoriamente, e o final é fraco, a história é fraca. vale pelo clima, pelo esforço em criar o jogo, pela semelhança física da protagonista com marylin monroe e sua obsessão pela morte. esperava mais, mas é um filme no mínimo interessante.

10. Na Senda do Crime ***
(BRA, 1954) Dir: Flaminio Bollini Cerri
sessão única deste filme que mostra imagens nostálgicas da cidade de são paulo nos anos 50 para ilustrar uma história simples sobre assaltantes. bem filmado, interessante pelo esforço da produção, não causa sono, descolaram um protagonista com a cara do james dean, mas é prejudicado pela cena final: não tinham um boneco menos ridículo para jogar do alto do prédio?

ano que vem, tem mais.
leia as sinopses em http://www.mostra.org/

25 de out. de 2010

MUESTRA DE BALONES


   uma despachante carioca toda felizona
   uma espanhola raquítica
   um veadinho ao fundo observando tudo > envolvidos em um negócio legalzinho de B A L Õ E S !
   página virada, colegas. não importarei mais essas bolas. página virada: acho que essa expressão vem da morte da mulher do ben harper, pelo pastor, na película "night of the hunter" do charles laughton, no qual a morte por assassinato é mostrada como uma página virando-se. uma classe só. esses "balones" estão mortos. só o jingle que continua na minha cabeça "muestra de balones... muestra de balones..." jingle que eu fiz, por sinal. "balones" agora, são partes coloridas da vida.

   34ª mostra internacional de cinema de são paulo: esse é um evento que espero ansiosamente, anualmente. até agora separei 30 filmes interessantes que prentendo ver. na última sexta feira, encontrei mateus e o apresentei o cinesesc.
- veja! a marília gabriela.
- sério? não notei.
   marília gabriela permaneceu parada como uma vassoura durante a projeção de "clube do suícidio". o diretor fez um fofíssimo pronunciamento antes do filme. a sessão estava bem cheia e o clima perfeito para um ótimo espetáculo. mateus não pode ficar pois teve de viajar, txt.marília gabriela mandou um beijo para você e disse que não há a remota possibilidade de um dia eu ser entrevistado por ela.txt
  a projeção mostrava a história de cinco anônimos que planejam cometer suicídio coletivo jogando-se do alto de um prédio. não desenvolvi empatia pelos personagens, mas sim pela forma com que a trama se desenvolveu. no final, muitas palmas. uma das presentes comentou o seguinte
- roteiro maduro para a idade do cara, não? ele deve ter o que? uns vinte e poucos anos?
   dei nota máxima e depositei na urna.

   no sábado, separei os filmes interessantes e saí de casa para a sessão no unibanco da augusta para ver "irmandade" um filme dinamarquês sobre nazistas gays. na fila, o lipe rowe respondeu minha mensagem de texto e me convidou para ir mais tarde, ver um documentário sobre willian burroughs com depoimentos de gente como patti smith, por exemplo. irmandade é um filme que proporciona além de ereções, exemplos da rotação do planeta onde você paga pelos atos cedo ou tarde. o final mostra duas imagens separadas, com consequências. nota 4,0 (de 1,0 a 5,0).

   antes de encontrar o lipe tinha de passar o tempo de alguma forma. ia encontrá-lo só ás 20h00 e ainda eram 17h30. tive a brilhante idéia de ir ver "atividade paranormal 2" no center 3. fui ver porque tinha de ver algo de terror em meio a tantos filmes da mostra que não são de terror. shopping. adolescentes magérrimas aparentando ter 14 anos sentaram-se atrás de mim em um numeroso grupo. comentários, risadas e nunca mais assisto filme de terror em shopping. o filme desenvolvia-se de uma forma interessante, mas eu estava mais concentrado em segurar minha incrível vontade de urinar. consegui aguentar até o final do filme. final fraco, diga-se de passagem.

   que saudade do lipe e que saudade da cintia ferreira que estava com ele. lipe é um lourinho engajado com a política, fã do hole e bastante interessado em rock feminino. cintia, conheci há cinco anos atrás em um trabalho. ela, junto com outras quatro garotas fundou a banda 'justiça' que não está mais na ativa.
   depois de NÃO conseguirmos ver o documentário, já que acabaram-se os ingressos meia hora antes da sessão, fomos beber umas cervejas, e cintia convidou-me para ir ao aniversário de uma amiga dela (também uma ex justiça). descemos até o alto pinheiros - veja só - e fomos parar no condomínio onde a garota morava. desnecessário dizer que as garotas do alto de pinheiros não tem o que fazer no rock (principalmente no rock underground), mas cada um tem seu modo de vista, paciência. infelizmente vivemos em um país que a principal representante do rock feminino underground é uma menina rica: a prezada elisa gargiulo (...) por esse motivo NUNCA teremos uma banda PARECIDA com o bikini kill neste país. pois enquanto elisa e suas comparsas adoram fazer piadas com pessoas que moram em regiões menos privilegiadas da cidade, kathleen hanna era um atendente do mcdonald´s antes de montar o bikini kill.

   lá na festa da rockeira playgirl, encontrei pessoas que não eram parecidas comigo. aliás detesto que pessoas me desejem boa noite no elevador do prédio, sempre detestei isso. duas pessoas naquele elevador que nunca tinha visto na vida me desejaram boa noite. íamos sair da festa á meia noite e meia, mas cintia mudou os planos e tivemos que ficar até ás 04 da manhã naquele inferno, quando ela finalmente conseguiu chamar um táxi para nos tirar de lá. ao menos conversamos bastante.
- o underground não existe - cíntia disse.

   no final da festa os balões foram estourados.

   voltarei em breve para comentar mais sobre a mostra.

19 de out. de 2010

VOCÊ GOSTA DE DANÇAR?


   planeta terror de robert rodriguez livro de sangue baseado em clive barker os anões também começaram pequenos de werner herzog pausado em seu vigésimo minuto brides of dracula do terence fisher lacrado. não sou crítico de cinema. mas poderia. na verdade pouco importa ser crítico de cinema, sendo que a satisfação é direcionada á mim mesmo, mas a questão é que pouco importa falar sobre todos os filmes de terror que adquiri recentemente. a serventia da minha coleção será compartilhá-la com meu futuro marido. estou cuidando bem dela, da minha coleção, estou comprando canecas bonitas para bebermos porcarias vendo os filmes.

   acordei ás 16h00 de novo no maior bode no domingo. mateus, meu mais novo comparsa me convidou para ir á 'pixel show 2010'. vamos. eu estava mais animado para ir ao starbucks do que para ir até lá, na verdade. no masp, descemos um montão até chegar á rua dr plínio barreto com as pessoas nos atravessando voltando de lá. atrasei só uma hora graças ás malditas obras do metrô para instalação de portas de plataforma. desculpe.

   mateus é bem alto. eu já sabia o tamanho de um homem de 1m90, por isso não comentei o quanto o achei alto. haha . - moscas para p j harvey ; eu chegando lá com mateus no final do evento. lá encontraríamos a amiga dele que trabalhava lá, camila ( a cara da ketleyn quadros ). tudo já estava sendo recolhido, acabado, liquidado, guardado, escondido, carregado quando chegamos lá. nunca vi tantas pessoas heterossexuais juntas, uma visão de inferno. um evento de toy art é um lugar perfeito para encontrar pessoas que parecem gays, mas que na verdade são heteros bem amargos. que bosta... lembrei que não gosto de toy art. revistas... camisetas, livros, mochilas. alguma coisa ainda estava por lá. gostei de uma banheira, mas não levei porque nem me preocupei em saber se ela estava á venda.

( ketleyn quadros e mateus )

   enquanto esperavamos camila para ir ao starbucks conosco, eu precisava fazer algum movimento de fisioterapia para meus joelhos não comerçarem á doer. comecei á flexionar um de cada vez, é um movimento que parece com o de surfar e que tende de um lado para o outro.
- você está dançando?
- não, estou fazendo fisioterapia
- que louco
- você gosta de dançar?
   expliquei toda a origem do movimento. fui informado que a música tinha acabado há uma hora atrás, se ainda tivesse música eu ainda poderia dançar. esperando camila nos deparamos com coisas reparáveis  que ainda estavam por ser retiradas. um retrato em preto e branco da elis regina ou da bjork (saímos sem ser informados quem era de fato) e uma porta super esperta que ilustra essa postagem.
- a modelo foi embora sem avisar e não ajudou a retirar os stands
- foda-se
- ei mateus, vamos ajudar a retirar os stands.
   uma mosca. sou uma mosca de xadrez azul neste evento (note a imagem) eu era o público final daquele evento, um público fora d´agua. assim como um ou outro que chegou cedo demais á arena assistindo o show da p j harvey quando na verdade esperavam para ver... U2! detesto U2.

   subimos tudo de novo até o masp. eu e mateus. chegamos lá encima ofegantes, os dois, como se o esforço de subir ruas se igualasse ao sexual. engraçado. no starbucks começamos a falar de velhas. gosto de caçoar de senhoras em cafés.
- reunião de formandas de 1988
- a primeira colava chiclete no cabelo das outras meninas
- a segunda fazia banheirão e transava com os professores
- adoro café gelado, é a melhor coisa do mundo.

   mateus precisava ir para casa, pois tinha de acabar de se mudar para a casa de seu namorado. ainda fomos á fnac e deixei de comprar o calendário 2011 do mickey. merda... vou ter que voltar lá só pra comprar o bendito calendário. mateus me acompanhou até a consolação prazer em conhecê-lo me cozinhe um dia uma torta de queijo.

   ao beber muita coca cola fiquei com uma puta preguiça de voltar para casa. eu poderia passar a noite fora e ensinar muitos meninos a dançar por aí. mas como sou um garoto responsável e comportado, voltei para casa e dormi com a minha siamesa.

   dancei.

11 de out. de 2010

ONIBABA - A MULHER VELHA DEMÔNIO

   fui demitido pelo chinês feioso para qual eu trabalhava. o filho de puta o fez simplesmente por eu reclamar dos benefícios. adoro. a ociosidade me fez comprar 8 dvd´s, assisti 4, o 2º foi este 'ONIBABA - a mulher demônio' lançado em dvd no brasil pela paragon pictures com a capa mais sem graça de todas as disponíveis. o pôster que ilustra essa postagem é da edição americana do dvd. ONIBABA, literalmente, significa 'a mulher velha demônio' e não somente 'a mulher demônio'.

   pois bem, este é um dos vários filmes de terror clássico que eu não conhecia e que são vendidos pela bagatela de R$ 45,60 pela livraria cultura. sai bem mais barato comprar a edição americana da criterion collection por USD 17,00 porém a droga da minha conta na amazon está inativa, cancelada, acabada, alvejada, proibida, bom...

   este aqui, eu tomei conhecimento pelo meu livro de posteres de filmes de horror, que junto com o kwaidan, ringu e audition, ilustrava a parte de cinema oriental do livro. antes de ver o onibaba, detestava cinema oriental. achava os orientais muito sem graça, sem expressão, sem emoção. eu tinha visto o 'kwaidan' anteriormente e foi preciso paciência para aguentar os 160 minutos do filme. mesmo ele sendo de uma beleza estonteante, extremamente bem filmado, sons assustadores, cores impressionantes e blablabla não é o tipo de filme de agrada plenamente um fã do 'o massacre da serra elétrica' do tobe hooper.

   também detesto filmes de época, quase desisti da compra do dvd ao ver que a história se passa no século 14.

  pois bem² comprei o dvd do onibaba pela história macabra me chamar a atenção: uma japinha muito da malvada que arquieteta um plano diabólico para manter a companhia da nora, depois que seu filho morre na guerra. pelo pôster com essa assustadora figura presa em uma máscara, há de se imaginar o que acontece á ela. ONIBABA começa com seu canavial até a câmera se dirigir ao buraco negro onde as duas protagonistas, nora e sogra, jogam os corpos de suas vítimas, a fim de sobreviver da venda de seus pertences. até o título aparecer, há uma narração de um texto existencialista. a música é pesada e nem um pouco clássica. típica introdução de filme de arte. eu adoro filmes de arte.

   não há recriação de época. o filme se passa totalmente no meio do mato, onde as protagonistas se escondem da guerra e tentam sobreviver. elas sobrevivem exatamente ao fazer armadilhas á guerreiros perdidos no mato e vender suas armas e vestimentos a troco de comida. certo dia, um dos homens que acompanhavam o filho da velha demonia haha se instala nas próximidades da cabana e desperta a atenção da japinha que perdera seu marido na guerra.

   temendo a solidão, a fome, a morte, o desaparecimento, a velha tenta de todas as formas impedir o relacionamento dos dois, até o dia em que recebe uma visita horrível: um guerreiro perdido com uma máscara tenebrosa. ao mostrar o caminho de kyoto á ele pelo canavial, ela naturalmente o faz cair no buraco negro onde todos os outros caíram. ela então, coloca em prática o seu 'plano diabólico' ao roubar a máscara. com ela, no meio da noite, assusta a japinha em seu caminho para fazer amor com seu novo amante. a imagem da mulher com a máscara no meio da noite, naquele canavial é uma das mais assustadores imagens de filmes de terror que ja ví. mais ainda que o conde drácula levantando-se em 'nosferatu' de murnau, mais ainda do que a aparição do frankenstein, mais ainda do que o personagem desmascarado no primeiro 'o fantasma da ópera'. porém, depois de algumas 'intervenções' a máscara fica presa ao seu rosto.

   li uma crítica, uma interpretação de ONIBABA que dizia que ele contava a história de uma mulher traída por sua própria inveja. eu não consegui ver dessa forma. acho que uma mulher velha morreria de fome sozinha naquele mato, naquele nada. o filme na verdade é existencialista. é sobre o medo, o terror do abandono, o terror de desaparecer em meio á também, a inveja da juventude e da beleza, observando sua bela nora a abandonar com o viril guerreiro que ela mesma ofereceu-se antes para o matrimônio. no final, livre da máscara, com o rosto deformado, a mulher velha demônio corre pelo canavial gritando 'eu sou um ser humano, eu sou um ser humano'.

   ONIBABA é um filme de terror assustador, é um filme de arte denso com uma fotografia maravilhosa e os atores sim, são bastante expressivos. ONIBABA entrou para a lista dos meus favoritos de terror de todos os tempos. não dos top 10, mas dos top 20 com certeza.

   é um filme japonês, se fosse chinês jamais veria. aliás odeio os chineses depois de conhecer esse último que me demitiu e, o starbucks não deveria importar da china as suas lindas canecas que são vendidas por R$ 39,00. por esse preço eles poderiam importá-las da europa e, deixaram de vender uma caneca para esse simpático portuguesinho que os escreve.

   só para constar: 'alice sweet alice' (1976) e 'o exorcista 2 - o herege' (1977) são dois dos dvd´s que comprei e são ruins para cacete. não deixe de perdê-los.